Leitura da profecia de Ezequiel – 11 "Assim diz o Senhor Javé: Vou eu mesmo em pessoa procurar as minhas ovelhas e tomar cuidado delas. 12 Como o pastor toma cuidado das suas ovelhas, quando elas estão no meio dos seus carneiros dispersos, assim tomarei cuidado das minhas ovelhas e as livrarei de todos os lugares por onde foram dispersas num dia de nuvens e de escuridão."
15 "Eu mesmo apascentarei as minhas ovelhas, eu mesmo as farei repousar, diz o Senhor Javé.
16 Eu buscarei a ovelha perdida, reconduzirei a desgarrada, ligarei a que estiver com a perna quebrada, fortalecerei a que estiver doente. Quanto à gorda e à forte, eu as exterminarei. Vou apascentá-las conforme o direito."
17 "Quanto a vós, minhas ovelhas, assim diz o Senhor Javé: Farei justiça entre uma ovelha e outra, entre os carneiros e os bodes." - Palavra do Senhor.
Reflexão:
Nesta passagem do livro de Ezequiel, somos transportados para a metáfora de Deus como o Bom Pastor, uma imagem que ecoa por toda a Escritura. Deus se revela como o Pastor que procura Suas ovelhas dispersas, tomando cuidado delas em meio à escuridão. Essa imagem carrega consigo a promessa de providência, proteção e cuidado divino.
A figura do pastor é central na narrativa, enfatizando não apenas o resgate das ovelhas perdidas, mas também o compromisso pessoal de Deus com cada uma delas. Há uma intimidade e uma proximidade expressas na promessa de Deus de buscar a ovelha perdida, reconduzir a desgarrada, ligar a que estiver com a perna quebrada e fortalecer a que estiver doente.
Além disso, a promessa de fazer justiça entre as ovelhas indica a preocupação de Deus com a equidade e o cuidado individualizado. Ele não apenas cuida do rebanho como um todo, mas Se importa com as necessidades específicas de cada ovelha.
Essa leitura nos convida a contemplar o relacionamento pessoal que Deus busca estabelecer conosco, Sua criação. Somos lembrados de que, em meio às adversidades e escuridões da vida, Deus é o Pastor que nos busca, que nos resgata e que deseja nos conduzir a pastagens verdejantes de paz e abundância.
Ao considerarmos essa imagem pastoral de Deus, somos convidados a confiar nesse cuidado divino, a reconhecer nossa dependência do Bom Pastor e a responder a esse amor com uma entrega confiante e obediente. Que possamos, assim, experimentar a plenitude da vida que o Bom Pastor deseja para Suas ovelhas.
Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia
Nenhum comentário:
Postar um comentário