Isaías 2:1-5 (Vulgata)
1 Verbum, quod vidit Isaias, filius Amos, super Iudam et Ierusalem.
1 Palavra que Isaías, filho de Amós, viu acerca de Judá e Jerusalém.
2 Et erit in novissimis diebus: præparatus mons domus Domini in vertice montium, et elevabitur super colles, et fluent ad eum omnes gentes.
2 E acontecerá, nos últimos dias: o monte da casa do Senhor será estabelecido no cume dos montes e será exaltado acima das colinas, e a ele afluirão todas as nações.
3 Et ibunt populi multi, et dicent: Venite, et ascendamus ad montem Domini, et ad domum Dei Iacob: et docebit nos vias suas, et ambulabimus in semitis eius, quia de Sion exibit lex, et verbum Domini de Ierusalem.
3 E muitos povos irão e dirão: Vinde, subamos ao monte do Senhor, à casa do Deus de Jacó, para que Ele nos ensine seus caminhos e andemos em suas veredas. Porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém, a palavra do Senhor.
4 Et iudicabit gentes, et arguet populos multos: et conflabunt gladios suos in vomeres, et lanceas suas in falces; non levabit gens contra gentem gladium, nec exercebuntur ultra ad prælium.
4 Ele julgará as nações e repreenderá muitos povos; então transformarão suas espadas em arados e suas lanças em foices; uma nação não levantará espada contra outra, nem aprenderão mais a guerra.
5 Domus Iacob, venite, et ambulemus in lumine Domini.
5 Casa de Jacó, vinde, caminhemos à luz do Senhor.
Reflexão
Isaías anuncia uma visão de convergência universal: o monte do Senhor, elevado acima de todos os montes, simboliza o centro espiritual para onde tudo se dirige. Essa imagem aponta para um futuro de unidade e paz, onde os instrumentos de guerra se transformam em ferramentas de vida. É o chamado para transcender o egoísmo e o conflito, alinhando nossas vidas à luz divina que guia a humanidade para sua plenitude. Subir ao monte do Senhor é entrar na dinâmica de transformação, onde cada indivíduo e cada nação são convocados a colaborar na grande obra de reconciliação e comunhão universal.
Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia #vulgata
Nenhum comentário:
Postar um comentário