Filipenses 2:12-18 (Vulgata)
12 Itaque, carissimi mei, sicut semper obedistis, non ut in præsentia mei tantum, sed multo magis nunc in absentia mea, cum metu et tremore vestram salutem operamini.
Assim, meus amados, como sempre obedecestes, não apenas em minha presença, mas muito mais agora na minha ausência, operai a vossa salvação com temor e tremor.
13 Deus est enim qui operatur in vobis et velle et perficere pro bona voluntate.
Pois é Deus quem opera em vós tanto o querer como o realizar, conforme o seu beneplácito.
14 Omnia facite sine murmurationibus et hæsitationibus:
Fazei tudo sem murmurações nem dúvidas;
15 ut sitis sine querela, et simplices filii Dei, sine reprehensione in medio nationis pravæ et perversæ: inter quos lucetis sicut luminaria in mundo.
para que sejais irrepreensíveis e puros, filhos de Deus, inculpáveis no meio de uma geração perversa e corrompida, na qual brilhais como luzes no mundo.
16 Verbum vitæ continentes ad gloriam meam in die Christi, quia non in vacuum cucurri, neque in vacuum laboravi.
Retendo firmemente a palavra da vida, para que eu me glorie no dia de Cristo, de que não corri em vão nem me esforcei inutilmente.
17 Sed et si immolor supra sacrificium, et obsequium fidei vestræ, gaudeo, et congratulor omnibus vobis.
Mas, se eu tiver de ser derramado como libação sobre o sacrifício e o serviço da vossa fé, alegro-me e congratulo-me com todos vós.
18 Idipsum autem et vos gaudete, et congratulamini mihi.
Da mesma forma, vós também alegrai-vos e congratulai-vos comigo.
Reflexão:
A caminhada espiritual é um convite a transformar cada ato de nossa existência em uma obra de significado eterno. A nossa salvação é tecida não apenas na tranquilidade da presença, mas com a intensidade do espírito que persevera mesmo na ausência do conforto. A centelha divina que nos impulsiona a querer e agir é o mesmo fogo que nos chama a ser luzes em um mundo fragmentado. Silenciar as murmurações e dúvidas é abrir espaço para a presença divina que trabalha em nós. Assim, em meio a uma geração que perdeu seu rumo, somos convocados a ser estrelas que guiam, testemunhas vivas de uma verdade que resiste ao tempo e às sombras. Mesmo quando o sacrifício parece inevitável, a alegria brota do serviço que transcende o presente, unindo a alma ao destino maior que a espera.
Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia #vulgata
Nenhum comentário:
Postar um comentário