terça-feira, 12 de novembro de 2024

Primeira Leitura: 2 João 4-9 - 15.11.2024

 


2 João 4-9


4. Gavisi sum valde, quoniam inveni de filiis tuis ambulantes in veritate, sicut mandatum accepimus a Patre.  

Alegrei-me muito por encontrar alguns dos teus filhos andando na verdade, conforme o mandamento que recebemos do Pai.


5. Et nunc rogo te, domina, non tamquam mandatum novum scribens tibi, sed quod habuimus ab initio, ut diligamus alterutrum.  

E agora, senhora, peço-te, não como se te escrevesse um novo mandamento, mas aquele que temos desde o princípio: que nos amemos uns aos outros.


6. Et haec est caritas, ut ambulemus secundum mandata eius. Hoc est mandatum, ut quemadmodum audistis ab initio, in eo ambuletis.  

E o amor consiste em andar segundo os seus mandamentos. Este é o mandamento, como ouvistes desde o princípio, para que nele caminheis.


7. Quoniam multi seductores exierunt in mundum, qui non confitentur Jesum Christum venisse in carne: hic est seductor et antichristus.  

Pois muitos sedutores têm saído pelo mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em carne; tal é o sedutor e o anticristo.


8. Videte vosmetipsos, ne perdatis quae operati estis, sed ut mercedem plenam accipiatis.  

Tende cuidado de vós mesmos, para que não percais o fruto do vosso trabalho, mas para que recebais plena recompensa.


9. Omnis, qui recedit, et non permanet in doctrina Christi, Deum non habet; qui permanet in doctrina, hic et Patrem et Filium habet.  

Todo aquele que se afasta e não permanece na doutrina de Cristo, não possui Deus; quem permanece na doutrina, esse possui tanto o Pai quanto o Filho.


Reflexão:


Nesta carta, somos chamados a caminhar na verdade e no amor, conceitos que se entrelaçam profundamente. O verdadeiro amor não é apenas afeição, mas um compromisso com a verdade e a obediência a Deus. A espiritualidade autêntica requer fidelidade ao propósito maior que nos é dado desde o princípio: amar e agir conforme o bem divino, que habita em nós e em toda a criação. Permanecer na doutrina de Cristo não é uma adesão cega, mas uma abertura para a transformação, que nos conecta com a essência do Pai e do Filho. Essa comunhão nos une a um todo maior, que nos faz transcender a existência limitada, abrindo-nos para a plenitude do ser e a integração com o divino em cada passo.

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