quinta-feira, 5 de setembro de 2024

Primeira Leitura: Isaías 35:4-7 - 08.09.2024




Isaías 35:4-7


1. Dizei aos de coração angustiado: Sede fortes, não temais; eis o vosso Deus. A vingança vem, a retribuição de Deus; ele mesmo vem para vos salvar.

2. Então se abrirão os olhos dos cegos e se desatarão os ouvidos dos surdos.

3. Então o coxo saltará como um cervo e a língua dos mudos cantará de júbilo; porque águas brotarão no deserto e ribeiros, na solidão.

4. A terra ressequida se tornará em lago e a terra sedenta em mananciais de água; em morada de chacais, em seu abrigo, haverá caniços e juncos.


Reflexão


A promessa de Isaías nesta passagem é um vislumbre de transformação profunda e regeneração. O deserto, símbolo de aridez e ausência de vida, será transformado em um lugar fértil e vibrante, refletindo um processo de renovação universal e espiritual. O convite à coragem e à força, dirigido aos de coração angustiado, é um chamado à confiança na redenção que está por vir. Este texto revela uma visão onde a realidade limitada e fragmentada é superada pela plenitude de vida e pela plenitude da criação.

A transformação descrita – dos cegos que vêem, dos surdos que ouvem, dos coxos que saltam e dos mudos que cantam – é uma metáfora para a evolução espiritual e a realização do potencial humano. Esta visão não se limita a uma mudança física, mas aponta para uma mudança ontológica: uma integração maior com a totalidade da criação, onde a aridez da existência humana é substituída pela plenitude e abundância da vida divina.

Assim como as águas que brotam no deserto e os ribeiros na solidão simbolizam a restauração, também a transformação interior da humanidade reflete uma unificação com a totalidade cósmica. Há uma visão de progresso espiritual e universal onde a manifestação da plenitude divina supera a fragmentação e a limitação humanas. Essa transformação promete não só um futuro melhor, mas uma realização progressiva da presença divina em todas as dimensões da existência. É uma visão de esperança e renovação que ressoa profundamente na busca por um sentido mais amplo e transcendental da vida.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Oração Diária

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário