quarta-feira, 18 de setembro de 2024

Primeira Leitura: 1 Coríntios 15:1-11 - 19.09.2024


1 Coríntios 15:1-11


1 - Irmãos, venho lembrar-vos o Evangelho que vos anunciei, o qual recebestes e no qual estais firmes.  

2 - Por ele também sois salvos, se o guardardes tal como eu vos anunciei; de outro modo, teríeis acreditado em vão.  

3 - Pois, antes de tudo, vos transmiti o que eu mesmo recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras;  

4 - que foi sepultado; que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras;  

5 - e que apareceu a Cefas, e depois aos Doze.  

6 - Depois apareceu a mais de quinhentos irmãos de uma vez, dos quais a maioria ainda vive, mas alguns já morreram.  

7 - Depois apareceu a Tiago, e em seguida a todos os apóstolos.  

8 - E, por último de todos, apareceu também a mim, como a um abortivo.  

9 - Porque eu sou o menor dos apóstolos, e nem sou digno de ser chamado apóstolo, pois persegui a Igreja de Deus.  

10 - Mas, pela graça de Deus, sou o que sou, e a sua graça para comigo não foi em vão; pelo contrário, trabalhei mais do que todos eles – não eu, mas a graça de Deus que está comigo.  

11 - Portanto, seja eu ou sejam eles, assim pregamos e assim crestes.


Reflexão


A mensagem de Paulo aos coríntios é um testemunho da ressurreição de Cristo, o coração pulsante da fé cristã. Ele nos lembra que esta verdade foi revelada a ele e a muitos outros, criando uma cadeia inquebrável de testemunhas que continua a crescer. Cada um desses encontros com o Cristo ressuscitado é um ponto de convergência entre o humano e o divino, onde a transformação ocorre, onde o passado de falhas é reconfigurado pela graça.


A ressurreição não é apenas um evento histórico, mas um processo contínuo no qual todos somos chamados a participar. Assim como Paulo foi moldado pela graça divina, cada um de nós está sendo moldado, dia após dia, em direção à plenitude da vida em Cristo. Essa visão nos chama a colaborar com a evolução espiritual da humanidade, avançando em unidade com o cosmos, transcendendo o que somos para nos tornarmos, pela graça, uma nova criação em Deus.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Oração Diária

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário