sábado, 20 de setembro de 2025

Primeira Leitura: Esdras 1:1-6 - 22.09.2025

 


Lectio prima: Esdrae 1,1-6

Feria II – Lectio libri Esdrae

1 In anno primo Cyri regis Persarum, ut compleretur verbum Domini ex ore Ieremiae, suscitavit Dominus spiritum Cyri regis Persarum: qui emisit edictum in omni regno suo, etiam per scripturam, dicens:
No primeiro ano de Ciro, rei da Pérsia, para que se cumprisse a palavra do Senhor pela boca de Jeremias, o Senhor despertou o espírito de Ciro, rei da Pérsia, que fez passar um decreto por todo o seu reino, escrito também, dizendo:

2 Haec dicit Cyrus rex Persarum: Omnia regna terrae dedit mihi Dominus Deus caeli, et ipse praecepit mihi ut aedificarem ei domum in Ierusalem, quae est in Iudaea.
Assim fala Ciro, rei da Pérsia: Todos os reinos da terra me deu o Senhor, Deus do céu, e Ele mesmo me encarregou de edificar-Lhe uma casa em Jerusalém, que está em Judá.

3 Quis est in vobis de universo populo ejus? Sit Deus illius cum ipso, et ascendat in Ierusalem, quae est in Iudaea, et aedificet domum Domini Dei Israel: ipse est Deus, qui est in Ierusalem.
Quem há entre vós de todo o Seu povo? Seja o seu Deus com ele, e suba a Jerusalém, que está em Judá, e edifique a casa do Senhor, Deus de Israel. Ele é o Deus que está em Jerusalém.

4 Et omnes reliqui in cunctis locis ubicumque habitant, adjuvent eum viri de loco suo argento, et auro, et substantia, et pecoribus, excepto quod voluntarie offerunt templo Dei, quod est in Ierusalem.
E todos os que restarem em qualquer lugar onde habitem, ajudem-no os homens de seu lugar com prata, ouro, bens e gado, além das ofertas voluntárias para o templo de Deus, que está em Jerusalém.

5 Et surrexerunt principes familiarum de Iuda, et Benjamin, et sacerdotes, et Levitae, omnis cujus suscitavit Deus spiritum, ut ascenderent ad aedificandum templum Domini, quod erat in Ierusalem.
Então se levantaram os chefes das famílias de Judá e de Benjamim, e os sacerdotes e levitas, todos cujo espírito Deus despertou, para subirem a edificar a casa do Senhor que está em Jerusalém.

6 Universique qui erant in circuitu, confortaverunt manus eorum in vasis argenteis, in auro, in substantia, in pecoribus, in supellectili, excepto his quae sponte obtulerant.
E todos os que habitavam ao redor os ajudaram com vasos de prata, ouro, bens, gado e utensílios, além de tudo o que se ofereceu voluntariamente.

Reflexão:
A Escritura revela que até reis estrangeiros podem ser instrumentos da vontade divina, pois nada escapa ao desígnio maior. A liberdade interior exige reconhecer que a vida não é regida por forças cegas, mas por uma ordem que desperta no homem coragem e ação. O templo, aqui, é símbolo da alma que deve ser reconstruída com pureza. Não basta riqueza exterior, mas disposição para oferecer o que se tem em favor da luz. O espírito desperto move povos e corações. Cada gesto de fidelidade torna-se pedra viva. Assim, o ser humano é chamado a ser templo e oferenda.

Leia: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Oração Diária

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia #vulgata

Nenhum comentário:

Postar um comentário