Prima Lectio
De Epistola Prima Beati Pauli Apostoli ad Timotheum 6,13-16
13 Testificor coram Deo, qui vivificat omnia, et Christo Jesu, qui testimonium reddidit sub Pontio Pilato bonam confessionem.
Eu te ordeno diante de Deus, que dá vida a todas as coisas, e de Cristo Jesus, que deu testemunho da boa confissão diante de Pôncio Pilatos.
14 Ut serves mandatum sine macula, irreprehensibile, usque in adventum Domini nostri Jesu Christi.
Que guardes o mandamento sem mancha, irrepreensível, até a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
15 Quem suis temporibus ostendet beatus et solus potens, Rex regum et Dominus dominantium.
O qual, no tempo devido, será manifestado pelo bem-aventurado e único Soberano, Rei dos reis e Senhor dos senhores.
16 Qui solus habet immortalitatem et lucem habitat inaccessibilem: quem nullus hominum vidit, sed nec videre potest: cui honor et imperium sempiternum. Amen.
Que possui Ele só a imortalidade e habita em luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver; a Ele honra e poder eterno. Amém.
Reflexão:
O texto revela que a vida é sustentada por uma Fonte que vivifica todas as coisas. O ser humano é chamado a guardar o mandamento sem mácula, cultivando a integridade e a fidelidade ao que é eterno. A confissão de Cristo diante de Pilatos mostra que a verdade não depende da aprovação do poder humano, mas da firmeza interior diante da adversidade. Guardar a Palavra é manter-se inabalável, mesmo em meio às incertezas. O Soberano da vida é invisível aos olhos, mas acessível ao coração que busca a luz. Perseverar é transformar a existência em testemunho de dignidade, liberdade e fidelidade.
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia #vulgata
Nenhum comentário:
Postar um comentário