Lectio Prima – Epistola ad Timotheum I, 3,1-13
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Fidelis sermo: si quis episcopatum desiderat, bonum opus desiderat.
Palavra fiel: se alguém aspira ao episcopado, deseja uma obra excelente. -
Oportet ergo episcopum irreprehensibilem esse, unius uxoris virum, sobrium, prudentem, ornatum, hospitalem, doctorem.
É necessário, portanto, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só mulher, sóbrio, prudente, digno, hospitaleiro e apto para ensinar. -
Non vinolentum, non percussorem, sed modestum, non litigiosum, non cupidum.
Não dado ao vinho, não violento, mas moderado, pacífico, e sem amor ao dinheiro. -
Suæ domui bene præpositum, filios habentem subditos cum omni castitate.
Que governe bem a própria casa, mantendo os filhos em submissão e dignidade. -
Si quis autem domui suæ præesse nescit, quomodo Ecclesiæ Dei diligentiam habebit?
Pois, se alguém não sabe governar a própria casa, como terá cuidado da Igreja de Deus? -
Non neophytum, ne in superbiam elatus, in iudicium incidat diaboli.
Não seja neófito, para que não se ensoberbeça e caia na condenação do diabo. -
Oportet autem illum et testimonium habere bonum ab iis qui foris sunt, ut non in opprobrium incidat, et in laqueum diaboli.
É também necessário que tenha bom testemunho dos de fora, para que não caia no descrédito e no laço do diabo. -
Diaconos similiter pudicos, non bilingues, non multo vino deditos, non turpe lucrum sectantes.
Do mesmo modo os diáconos devem ser sérios, não de língua dúbia, não dados a muito vinho, nem cobiçosos de lucros vergonhosos. -
Habentes mysterium fidei in conscientia pura.
Guardando o mistério da fé em consciência pura. -
Et hi autem probentur primum, et sic ministrent, nullum crimen habentes.
Que estes sejam primeiro provados; e assim, exerçam o ministério, sendo irrepreensíveis. -
Mulieres similiter pudicas, non detrahentes, sobrias, fideles in omnibus.
As mulheres igualmente devem ser sérias, não maldizentes, sóbrias e fiéis em tudo. -
Diaconi sint unius uxoris viri, qui filiis suis bene præsidant, et suis domibus.
Os diáconos devem ser maridos de uma só mulher, governando bem os filhos e a própria casa. -
Qui enim bene ministraverint, gradum sibi bonum acquirent, et multam fiduciam in fide, quæ est in Christo Iesu.
Porque os que servirem bem conquistam para si um lugar de honra e grande confiança na fé em Cristo Jesus.
Reflexão:
A exortação de Paulo mostra que a verdadeira autoridade nasce do serviço e da integridade. O episcopado e o diaconato não são posições de poder, mas expressões de responsabilidade diante do Mistério que habita em cada pessoa. A vida disciplinada e transparente é mais que regra moral: é sinal de abertura ao Espírito que guia a comunidade rumo à plenitude. Aquele que governa bem a própria casa manifesta já a ordem interior necessária para conduzir outros à liberdade. Toda liderança espiritual é chamada a ser fermento de unidade, para que a criação avance em direção ao seu cumprimento em Cristo.
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