Lectio Epistolae ad Colossenses (3,12-17)
12 Induite vos ergo sicut electi Dei sancti et dilecti viscera misericordiae benignitatem humilitatem modestiam patientiam.
12 Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão e de paciência.
13 Supportantes invicem et donantes vobismetipsis si quis adversus aliquem habet querellam sicut et Dominus donavit vobis ita et vos.
13 Suportai-vos uns aos outros e perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outro; como o Senhor vos perdoou, assim fazei também vós.
14 Super omnia autem haec caritatem quod est vinculum perfectionis.
14 Mas, acima de tudo isto, revesti-vos da caridade, que é o vínculo da perfeição.
15 Et pax Christi exultet in cordibus vestris in qua et vocati estis in uno corpore et grati estote.
15 E a paz de Cristo reine em vossos corações; para ela também fostes chamados em um só corpo. E sede agradecidos.
16 Verbum Christi habitet in vobis abundanter in omni sapientia docentes et commonentes vosmetipsos psalmis hymnis canticis spiritalibus in gratia cantantes in cordibus vestris Deo.
16 A palavra de Cristo habite em vós abundantemente; ensinai e aconselhai-vos uns aos outros com toda sabedoria; cantai a Deus, de coração agradecido, salmos, hinos e cânticos espirituais.
17 Omne quodcumque facitis in verbo aut in opere omnia in nomine Domini Iesu gratias agentes Deo et Patri per ipsum.
17 E tudo o que fizerdes, em palavra ou em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por Ele graças a Deus Pai.
Reflexão:
A leitura nos revela que a vida não se constrói apenas por esforços exteriores, mas pela escolha interior de se revestir de virtudes. A misericórdia nos aproxima da essência do humano, tornando a convivência um espaço de crescimento mútuo. O perdão abre caminhos de reconciliação e cura, libertando da prisão das feridas. A caridade surge como força unificadora que sustenta o todo. A paz, quando acolhida, não é ausência de conflito, mas presença de sentido. O agradecimento desperta consciência da dádiva de existir. Assim, cada gesto, palavra e ação tornam-se expressão de um ser que se expande em comunhão.
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia #vulgata
Nenhum comentário:
Postar um comentário