Prima Lectio – Epistola ad Romanos 5,12.15.17-21
12 Propterea sicut per unum hominem peccatum in hunc mundum intravit, et per peccatum mors, et ita in omnes homines mors pertransiit, in quo omnes peccaverunt.
Por isso, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.
15 Sed non sicut delictum, ita et donum; si enim unius delicto multi mortui sunt, multo magis gratia Dei et donum in gratia unius hominis Iesu Christi in plures abundavit.
Mas não se compara o dom com a falta; porque, se pela falta de um só muitos morreram, muito mais a graça de Deus e o dom, pela graça de um só homem, Jesus Cristo, foram abundantes para muitos.
17 Si enim unius delicto mors regnavit per unum, multo magis qui abundantiam gratiae et donationis et iustitiae accipiunt, in vita regnabunt per unum Iesum Christum.
Se pela falta de um só a morte reinou por meio desse, com muito mais razão os que recebem a abundância da graça e do dom da justiça reinarão na vida por meio de um só, Jesus Cristo.
18 Igitur sicut per unius delictum in omnes homines in condemnationem, sic et per unius iustitiam in omnes homines in iustificationem vitae.
Assim, pois, como por uma só falta veio a condenação para todos os homens, assim também por um só ato de justiça veio a justificação que dá vida a todos os homens.
19 Sicut enim per inoboedientiam unius hominis peccatores constituti sunt multi, ita et per unius oboeditionem iusti constituentur multi.
Porque, como pela desobediência de um só homem muitos foram feitos pecadores, assim também pela obediência de um só muitos serão feitos justos.
20 Lex autem subintravit ut abundaret delictum; ubi autem abundavit delictum, superabundavit gratia.
A lei, porém, sobreveio para que a falta abundasse; mas onde abundou o pecado, superabundou a graça.
21 Ut, sicut regnavit peccatum in mortem, ita et gratia regnet per iustitiam in vitam aeternam per Iesum Christum Dominum nostrum.
Para que, assim como o pecado reinou pela morte, assim também a graça reine pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo, nosso Senhor.
Verbum Domini
Reflexão:
A história humana é o espelho de uma mesma origem e de uma mesma redenção. A queda revela a fragilidade do ser, mas também o espaço onde a graça se expande. Aquele que reconhece sua limitação descobre a força que o sustenta além do erro. A vida não se define pela falta, mas pela capacidade de renascer. A justiça divina não oprime, liberta; não impõe, eleva. O homem digno é aquele que aceita a luz que o reconstrói e caminha consciente de que a graça é o verdadeiro poder. Onde a morte parecia reinar, a vida sempre esperava, silenciosa, o seu despertar.
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia #vulgata #metafísica #teologia #papaleãoIV #santopapa #sanrtopadre
Nenhum comentário:
Postar um comentário