quarta-feira, 8 de outubro de 2025

Primeira Leitura: Malaquias 3:13-20 - 09.10.2025


 Lectio Prima: Malachiae 3,13-20

De iustitia Dei et sorte piorum ac impiorum

13 Invaluerunt super me verba vestra, dicit Dominus, et dixistis: Quid locuti sumus contra te?
As vossas palavras foram duras contra mim, diz o Senhor, e vós dizeis: Que dissemos contra ti?

14 Dixistis: Vanus est qui servit Deo; et quod utilitas quia custodivimus praecepta eius, et quia ambulavimus tristes ante faciem Domini exercituum?
Dissestes: É inútil servir a Deus; que proveito há em guardar os seus preceitos e em caminhar tristes diante do Senhor dos exércitos?

15 Ergo nunc beatos dicimus arrogantes: siquidem aedificati sunt facientes impietatem, et tentaverunt Deum, et salvi facti sunt.
Agora chamamos felizes os soberbos: os que praticam a impiedade prosperam, e os que tentam a Deus escapam impunes.

16 Tunc locuti sunt timentes Dominum, unusquisque cum proximo suo: Et attendit Dominus, et audivit; et scriptus est liber monumenti coram eo timentibus Dominum et cogitantibus nomen eius.
Então falaram os que temem o Senhor, cada um com o seu próximo; o Senhor prestou atenção e ouviu, e foi escrito um livro memorial diante dele para os que o temem e honram o seu nome.

17 Et erunt mihi, dicit Dominus exercituum, in die qua ego facio, in peculium; et parcam eis, sicut parcit vir filio suo servienti sibi.
Eles serão para mim um tesouro particular, diz o Senhor dos exércitos, no dia em que eu agir; e terei compaixão deles, como um pai tem compaixão do filho que o serve.

18 Et convertimini, et videbitis quid sit inter iustum et impium, et inter servientem Deo et non servientem ei.
Então vereis a diferença entre o justo e o ímpio, entre o que serve a Deus e o que não o serve.

19 Ecce enim dies venit succensa quasi caminus; et erunt omnes superbi et omnes facientes impietatem stipula, et succendet eos dies veniens, dicit Dominus exercituum, quae non derelinquet eis radicem et ramum.
Pois eis que vem o dia ardente como fornalha; todos os soberbos e todos os que praticam o mal serão como palha, e o dia que vem os consumirá, diz o Senhor dos exércitos, sem deixar raiz nem ramo.

20 Et orietur vobis timentibus nomen meum sol iustitiae, et sanitas in pennis eius; et egrediemini, et salietis sicut vituli de armento.
Mas para vós que temeis o meu nome nascerá o sol da justiça, trazendo cura em suas asas; e saireis e saltareis como bezerros soltos do curral.

Reflexão:
Há uma ordem silenciosa que distingue o justo do impiedoso, mesmo quando o mundo parece cego. O tempo não é castigo, é medida da revelação. A vida não recompensa o que brilha, mas o que permanece. O coração puro serve sem esperar, confia sem exigir, caminha sem cálculo. O dia ardente não é destruição, mas purificação — o fogo que consome o efêmero e exalta o essencial. Quem teme o Nome vive reconciliado com a própria consciência, e nela encontra a verdadeira liberdade. Assim, o sol da justiça não nasce fora, mas dentro do ser desperto à verdade.

Leia: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Oração Diária

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia #vulgata #metafísica #teologia #papaleãoIV #santopapa #sanrtopadre

Nenhum comentário:

Postar um comentário