segunda-feira, 6 de outubro de 2025

Primeira Leitura: Jonas 41-11 - 08.10.2025

 


Lectio Prima – Ionas 4,1-11

4,1
Et afflictus est Ionas afflictione magna, et iratus est.
E Jonas se afligiu com grande aflição, e ficou irritado.

4,2
Et oravit ad Dominum, et dixit: Obsecro, Domine, numquid non hoc est verbum meum, cum adhuc essem in terra mea? propter hoc praeoccupavi ut fugerem in Tharsis; scivi enim quia tu Deus clemens et misericors es, patiens et multae miserationis, et ignoscens super malitia.
E orou ao Senhor, e disse: Peço-te, Senhor, não era isto o que eu dizia quando ainda estava em minha terra? Por isso me adiantei a fugir para Társis; pois sabia que Tu és Deus clemente e misericordioso, paciente e de muitas misericórdias, e que perdoas a maldade.

4,3
Et nunc, Domine, tolle quaeso animam meam a me: quia melior est mihi mors quam vita.
E agora, Senhor, tira, peço, a minha alma de mim, pois melhor me é a morte do que a vida.

4,4
Et dixit Dominus: Putasne bene irasceris tu?
E disse o Senhor: Porventura fazes bem em irritar-te?

4,5
Et egressus est Ionas de civitate, et sedit contra orientem civitatis: et fecit sibimet tabernaculum ibi, et sedebat subter illud in umbra, donec videret quid accideret urbi.
E Jonas saiu da cidade, e sentou-se ao oriente dela; e fez para si uma cabana ali, e sentava-se à sua sombra, até ver o que aconteceria com a cidade.

4,6
Et praeparavit Dominus Deus hederam, et ascendit super caput Ionæ, ut esset umbra super eum, et protegeret eum (laboraverat enim): et laetatus est Ionas super hedera, laetitia magna.
E o Senhor Deus preparou uma planta que subiu sobre a cabeça de Jonas, para ser sombra sobre ele e o proteger (pois estava aflito); e Jonas alegrou-se grandemente por causa da planta.

4,7
Et paravit Deus vermem ascensu diluculo in crastinum: et percussit hederam, et exaruit.
E Deus preparou um verme, que ao nascer da manhã seguinte atacou a planta, e ela secou.

4,8
Et cum ortus fuisset sol, praecepit Dominus vento calido et urenti: et percussit sol super caput Ionæ, et aestuabat: et petivit animæ suæ ut moreretur, et dixit: Melius est mihi mori quam vivere.
E quando nasceu o sol, o Senhor ordenou um vento quente e abrasador; e o sol feriu a cabeça de Jonas, e ele desfalecia, e pediu para si a morte, dizendo: Melhor me é morrer do que viver.

4,9
Et dixit Dominus ad Ionam: Putasne bene irasceris tu super hederam? Et dixit: Bene irascor ego usque ad mortem.
E disse o Senhor a Jonas: Porventura fazes bem em irritar-te por causa da planta? E ele disse: Sim, faço bem em irritar-me até a morte.

4,10
Et dixit Dominus: Tu doluisti super hedera, in qua non laborasti, neque fecisti ut cresceret, quae sub una nocte nata est, et sub una nocte periit.
E disse o Senhor: Tu tiveste dó da planta, pela qual não trabalhaste, nem a fizeste crescer; que numa noite nasceu e numa noite pereceu.

4,11
Et ego non parcam Ninive civitati magnae, in qua sunt plus quam centum viginti millia hominum, qui nesciunt quid sit inter dexteram et sinistram suam, et iumenta multa?
E Eu não pouparia a grande cidade de Nínive, em que há mais de cento e vinte mil pessoas que não sabem discernir entre a mão direita e a esquerda, e muitos animais?

Reflexão:
A narrativa revela a limitação humana diante da amplitude da misericórdia divina. Jonas deseja justiça imediata, mas o Senhor ensina que a compaixão transcende o rigor. A planta que nasce e morre em um só dia mostra a fragilidade de tudo o que é passageiro. O homem aprende que apegar-se ao efêmero gera desordem interior, enquanto acolher o que é duradouro fortalece a alma. O diálogo de Deus corrige a visão estreita e convida à grandeza de espírito. Assim, a verdadeira liberdade está em alinhar-se à sabedoria que preserva a vida e reconhece a dignidade em toda criatura.

Leia: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Oração Diária

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia #vulgata #metafísica #teologia #papaleãoIV #santopapa #sanrtopadre

Nenhum comentário:

Postar um comentário