terça-feira, 14 de outubro de 2025

Primeira Leitura: Romanos 3:21-30 - 16.10.2025


Epístola ad Romanos 3,21-30

21 Nunc autem sine lege iustitia Dei manifestata est, testificante lege et prophetis.
Mas agora, sem a lei, se manifestou a justiça de Deus, sendo testemunhada pela lei e pelos profetas.

22 Iustitia autem Dei per fidem Iesu Christi in omnes et super omnes qui credunt in eum; non enim est distinctio.
Esta justiça de Deus é pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que creem nele; pois não há distinção.

23 Omnes enim peccaverunt et egent gloria Dei;
Porque todos pecaram e carecem da glória de Deus;

24 iustificati gratis per gratiam ipsius, per redemptionem quae est in Christo Iesu;
Justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus;

25 quem proposuit Deus propitiationem per fidem in sanguine ipsius ad ostensionem iustitiae suae propter remissionem praecedentium delictorum,
O qual Deus propôs como propiciação pela fé no seu sangue, para demonstração da sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos;

26 ad ostensionem iustitiae suae in hoc tempore, ut sit ipse iustus et iustificans eum qui ex fide est Iesu.
Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.

27 Ubi est ergo gloriatio? Exclusa est. Per quam legem? Factorum non, sed per legem fidei.
Onde, então, está o orgulho? Foi excluído. Por qual lei? Das obras? Não, mas pela lei da fé.

28 Arbitramur enim hominem iustificari per fidem sine operibus legis.
Concluímos que o homem é justificado pela fé, sem as obras da lei.

29 An Iudaeorum Deus tantum? Nonne et gentium? Immo et gentium.
Ou será Deus somente dos judeus? Não será também dos gentios? Sim, também dos gentios.

30 Quoniam quidem unus Deus, qui iustificabit circumcisionem ex fide et praeputium per fidem.
Porque há um só Deus, que justificará a circuncisão pela fé e a incircuncisão pela mesma fé.

Reflexão

O versículo 28 destaca que a justificação do homem ocorre pela fé, sem as obras da lei. Isso nos convida a refletir sobre a natureza da liberdade humana e da responsabilidade moral. A verdadeira liberdade não é a ausência de regras, mas a capacidade de agir de acordo com princípios éticos que respeitam a dignidade do outro. A fé, nesse contexto, não é uma crença cega, mas uma confiança racional na ordem moral que governa o universo. Cada escolha ética reflete o compromisso com uma ordem social que respeita a autonomia e a igualdade. A verdadeira sabedoria não se limita ao conhecimento, mas se traduz em ações que promovem o bem comum. A fé, nesse contexto, não é fuga, mas força para agir com virtude. O culto à verdade e à justiça é a base de uma sociedade que busca a harmonia e a prosperidade para todos.

Leia: LITURGIA DA PALAVRA

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