quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

Primeira Leitura: Hebreus 8:6-13 - 24.01.2025

 


Hebreus 8:6-13 (Vulgata)

6 Nunc autem differentius sortitus est ministerium, quanto et melioris testamenti mediator est, quod in melioribus repromissionibus sanctitum est.
Agora, porém, ele obteve um ministério tanto mais excelente quanto é mediador de uma aliança superior, sancionada com melhores promessas.

7 Si enim illud prius culpa vacasset, non utique secundi locus inquireretur.
De fato, se a primeira aliança fosse isenta de defeitos, não haveria lugar para uma segunda.

8 Vituperans enim eos dicit: Ecce dies veniunt, dicit Dominus, et consummabo super domum Israël, et super domum Juda testamentum novum,
Pois, repreendendo-os, diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, e farei uma nova aliança com a casa de Israel e com a casa de Judá,

9 Non secundum testamentum, quod feci patribus eorum in die, qua apprehendi manum eorum, ut educerem eos de terra Ægypti: quoniam ipsi non permanserunt in testamento meo, et ego neglexi eos, dicit Dominus.
Não como a aliança que fiz com seus pais no dia em que os tomei pela mão para os tirar da terra do Egito; pois eles não permaneceram em minha aliança, e eu me desinteressei deles, diz o Senhor.

10 Quia hoc est testamentum, quod disponam domui Israël post dies illos, dicit Dominus: Dabo leges meas in mentem eorum, et in corde eorum superscribam eas: et ero eis in Deum, et ipsi erunt mihi in populum:
Porque esta é a aliança que estabelecerei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei minhas leis em sua mente, e as gravarei em seu coração; e serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.

11 Et non docebit unusquisque proximum suum, et unusquisque fratrem suum, dicens: Cognosce Dominum: quoniam omnes scient me, a minore usque ad majorem eorum:
E não ensinará mais cada um ao seu próximo, nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece o Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor até o maior deles.

12 Quia propitius ero iniquitatibus eorum, et peccatorum eorum jam non memorabor.
Porque terei misericórdia de suas iniquidades, e não me lembrarei mais de seus pecados.

13 Dicendo autem novum, veteravit prius: quod autem antiquatur, et senescit, prope interitum est.
Dizendo "nova", declarou envelhecida a primeira; e o que se torna antigo e envelhece está prestes a desaparecer.


Reflexão Inspirada

A nova aliança proclamada em Hebreus é o sinal de uma transformação profunda no relacionamento entre Deus e a humanidade. O que antes estava inscrito em tábuas de pedra agora é gravado no coração e na mente, indicando uma internalização do divino. Essa mudança representa uma evolução espiritual, um movimento em direção à união plena entre o humano e o eterno.

Hoje, em um mundo fragmentado, somos chamados a reconhecer essa nova aliança como um convite à plenitude, onde cada ser carrega em si o reflexo da lei divina. O conhecimento de Deus não é mais externo ou imposto, mas desperto em cada um de nós, conectando o menor ao maior. Nessa dinâmica, a misericórdia de Deus ressignifica o passado e renova o presente, apontando para um futuro em que as divisões são superadas e o amor reina como princípio universal.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Oração Diária

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia #vulgata

Nenhum comentário:

Postar um comentário