domingo, 26 de janeiro de 2025

Primeira Leitura: Hebreus 10,1-10 - 28.01.2025

 


Hebreus 10:1-10 (Vulgata)

1. Umbra enim habens lex bonorum futurorum, non ipsam imaginem rerum, annis singulis iisdem ipsis hostiis, quas offerunt indesinenter, numquam potest accedentes perfectos facere.
A lei, sendo apenas uma sombra dos bens futuros, e não a imagem real das coisas, nunca pode, com os mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem ano após ano, tornar perfeitos os que se aproximam.

2. Alioquin cessassent offerri, ideo quod nullam haberent ultra conscientiam peccatorum cultores semel mundati.
De outro modo, não teriam cessado de ser oferecidos? Pois os adoradores, uma vez purificados, não teriam mais consciência de pecados.

3. Sed in iis commemoratio peccatorum per singulos annos fit.
Mas nesses sacrifícios há cada ano uma recordação dos pecados.

4. Impossibile est enim sanguine taurorum et hircorum auferri peccata.
Pois é impossível que o sangue de touros e de bodes tire os pecados.

5. Ideo ingrediens mundum dicit: “ Hostiam et oblationem noluisti, corpus autem aptasti mihi;
Por isso, ao entrar no mundo, ele diz: “Sacrifício e oferta não quiseste, mas preparaste-me um corpo;

6. holocautomata pro peccato non tibi placuerunt.
Holocaustos e ofertas pelo pecado não te agradaram.

7. Tunc dixi: ‘Ecce venio, in capite libri scriptum est de me, ut faciam, Deus, voluntatem tuam.’
Então eu disse: ‘Eis que venho — no rolo do livro está escrito sobre mim — para fazer, ó Deus, a tua vontade.’

8. Superius dicens: “ Hostias et oblationes et holocautomata pro peccato noluisti, nec placuerunt tibi ”, quae secundum legem offeruntur,
Depois de dizer acima: “Sacrifícios, ofertas e holocaustos pelo pecado não quiseste, nem te agradaram” — coisas que são oferecidas segundo a lei —

9. tunc dixit: “ Ecce venio, ut faciam voluntatem tuam ”. Aufert primum, ut secundum statuat.
Ele então acrescenta: “Eis que venho para fazer a tua vontade.” Ele tira o primeiro, para estabelecer o segundo.

10. In qua voluntate sanctificati sumus per oblationem corporis Iesu Christi semel.
É por essa vontade que fomos santificados pela oferta do corpo de Jesus Cristo, feita de uma vez por todas.

Reflexão:
Este texto nos conduz à percepção de uma mudança radical na dinâmica espiritual. A Lei, com seus sacrifícios repetidos, era apenas uma sombra, apontando para a plenitude que viria em Cristo. A oferta do próprio corpo de Jesus revela uma profundidade inédita: um único sacrifício que abraça o tempo e a eternidade. Aqui, somos chamados a refletir sobre a centralidade da vontade divina como o eixo transformador do cosmos. Ao nos unirmos à vontade de Deus, participamos de um movimento criador e redentor que transfigura a realidade. Neste horizonte, percebemos que a santidade não é um ideal distante, mas a plenitude que emerge quando nos alinhamos ao eterno chamado do amor.

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