Hebreus 11:1-2.8-19 (Vulgata)
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Est autem fides sperandorum substantia, rerum argumentum non apparentium.
Ora, a fé é a substância das coisas que se esperam, a prova das coisas que não se veem. -
In hac enim testimonium consecuti sunt seniores.
Pois foi por ela que os antigos receberam testemunho. -
Fide qui vocatur Abraham, obediit in locum exire, quem accepturus erat in hereditatem: et exiit, nesciens quo iret.
Pela fé, Abraão, chamado, obedeceu, partindo para um lugar que havia de receber como herança; e partiu sem saber para onde ia. -
Fide moratus est in terra repromissionis, tamquam in aliena, in casulis habitando cum Isaac et Jacob, cohaeredibus repromissionis ejusdem.
Pela fé, habitou na terra da promessa, como em terra estrangeira, morando em tendas com Isaac e Jacó, co-herdeiros da mesma promessa. -
Exspectabat enim fundamenta habentem civitatem: cujus artifex et conditor Deus.
Pois esperava a cidade que tem fundamentos, cujo arquiteto e construtor é Deus. -
Fide et ipsa Sara sterilis virtutem in conceptionem seminis accepit, etiam præter tempus ætatis: quoniam fidelem credidit esse qui promiserat.
Pela fé, também a própria Sara, sendo estéril, recebeu força para conceber descendência, mesmo além do tempo devido, pois teve por fiel aquele que havia prometido. -
Propter quod et ab uno orti sunt (et hoc emortuo) tamquam sidera cæli in multitudinem, et sicut arena, quæ est ad oram maris innumerabilis.
Por isso, também de um só homem (e este já amortecido), nasceram descendentes tão numerosos como as estrelas do céu e incontáveis como a areia à beira-mar. -
Juxta fidem defuncti sunt omnes isti, non acceptis repromissionibus, sed a longe eas aspicientes, et salutantes, et confitentes quia peregrini et hospites sunt super terram.
Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas, mas vendo-as de longe e saudando-as, confessando que eram peregrinos e estrangeiros sobre a terra. -
Qui enim hæc dicunt, significant se patriam inquirere.
Pois os que falam assim mostram que procuram uma pátria. -
Et si quidem illius meminissent, de qua exierunt, habebant utique tempus revertendi.
E se tivessem se lembrado da terra de onde saíram, teriam tido tempo de voltar. -
Nunc autem meliorem appetunt, id est, cælestem. Ideo non confunditur Deus vocari Deus eorum: paravit enim illis civitatem.
Mas agora aspiram a uma melhor, isto é, à celestial. Por isso, Deus não se envergonha de ser chamado seu Deus, pois preparou para eles uma cidade. -
Fide obtulit Abraham Isaac, cum tentaretur: et unigenitum offerebat, qui susceperat repromissiones.
Pela fé, Abraão ofereceu Isaac, quando foi provado, e oferecia o seu unigênito, aquele que havia recebido as promessas. -
Ad quem dictum est: In Isaac vocabitur tibi semen.
A quem foi dito: "Em Isaac será chamada a tua descendência." -
Arbitratus quia et a mortuis suscitare potens est Deus: unde eum et in parabolam accepit.
Considerou que Deus é poderoso até para ressuscitá-lo dos mortos, e por isso o recebeu de volta como uma prefiguração.
Reflexão:
A fé não é uma simples adesão a doutrinas, mas um impulso que nos faz avançar, como Abraão, para realidades que ainda não vemos plenamente. A jornada da alma não se restringe ao que é tangível, mas abre-se a uma promessa maior, que transcende os limites da experiência imediata. O verdadeiro destino não está nas seguranças do presente, mas na cidade preparada por Deus, que atrai todas as consciências para um centro de plenitude. A existência é uma travessia, onde cada passo é um ato de confiança naquilo que ainda não se revelou em sua totalidade. Assim como Sara gerou além do tempo natural e Abraão entregou Isaac sem reservas, a fé exige o desapego do imediato para a aceitação de uma realidade maior. No fundo, crer é participar do movimento divino que conduz todas as coisas ao seu pleno cumprimento.
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