terça-feira, 4 de junho de 2024

Primeira Leitura: Oseias 11:1.3-4.8-9 - 07.06.2024


Oseias 11:1.3-4.8-9 (Bíblia de Jerusalém)


Leitura da profecia de Oseias – Assim diz o Senhor: 1. Quando Israel era menino, eu o amei, e do Egito chamei meu filho.

3. Todavia, eu ensinei Efraim a andar, tomei-os pelos braços, mas não reconheceram que eu cuidava deles.

4. Atraí-os com laços humanos, com cordas de amor; fui para eles como os que levantam a carga sobre as suas faces, inclinei-me para ele e dei-lhe de comer.

8. Como te deixaria, ó Efraim? Como te entregaria, ó Israel? Como te faria como Admá? Como te tornaria como Zeboim? Meu coração está comovido dentro de mim, as minhas compaixões, à uma, se acendem.

9. Não executarei o furor da minha ira, não tornarei para destruir Efraim; porque eu sou Deus, e não homem, o Santo no meio de ti, e não entrarei na cidade. - Palavra do Senhor.


Reflexão:


Meus irmãos e minhas irmãs,


Neste trecho do profeta Oseias, somos convidados a mergulhar no coração de Deus, que se revela de maneira extraordinária através de suas palavras. Deus nos fala como um pai que ama profundamente seu filho, mesmo quando este se afasta e não reconhece o cuidado recebido. Ele é o Deus que nos ensinou a andar, que nos tomou nos braços, mas muitas vezes não percebemos sua presença em nossa vida.

Oseias nos mostra um Deus que usa laços humanos e cordas de amor para nos atrair, revelando sua ternura e compaixão. É uma imagem de um Deus que se inclina para nos alimentar, que se comove diante da nossa dor e do nosso afastamento. Ele não nos trata com a justiça dos homens, mas com a misericórdia divina, sempre pronto a nos perdoar e nos acolher de volta.

Este amor de Deus é um convite para que possamos reconhecer sua presença em nosso dia a dia, nos momentos de alegria e de dor. Que possamos responder a este amor com gratidão e confiança, permitindo que ele guie nossos passos e transforme nosso coração.

Que esta leitura nos inspire a viver de maneira mais plena a nossa fé, reconhecendo a mão amorosa de Deus em cada detalhe da nossa vida e respondendo ao seu amor com entrega e fidelidade.

Assim seja.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário