sexta-feira, 21 de junho de 2024

Primeira Leitura: Isaías 49:1-6 - 24.06.2024

Isaías 49:1-6 ( Bíblia de Jerusalém)

Leitura do livro do profeta Isaías:

1. Ilhas, ouvi-me, povos distantes, prestai atenção. O Senhor chamou-me desde o meu nascimento, fez menção do meu nome desde o seio de minha mãe.

2. Fez da minha boca uma espada afiada, protegeu-me à sombra de sua mão; fez de mim uma flecha aguçada, guardou-me na sua aljava.

3. E disse-me: “Tu és o meu servo, (Israel), em quem serei glorificado.”

4. E eu dizia a mim mesmo: “Foi em vão que trabalhei, para nada, inutilmente, gastei as minhas forças. Entretanto, o meu direito está nas mãos do Senhor, e a minha recompensa está com o meu Deus.”

5. E agora o Senhor falou, ele que me formou desde o meu nascimento para ser seu servo, para reconduzir-lhe Jacó. E, assim, eu lhe fui glorioso aos olhos do Senhor, o meu Deus tornou-se a minha força.

6. Disse-me: “É pouca coisa que sejas meu servo para restaurares as tribos de Jacó e reconduzires os remanescentes de Israel. Eu te farei luz das nações, para que minha salvação chegue até os confins da terra.” - Palavra do Senhor.


Reflexão:


Nesta leitura do profeta Isaías, somos confrontados com uma mensagem profunda sobre identidade, propósito e missão. Desde o ventre materno, Deus nos chama e nos nomeia, mostrando que nossa existência não é fruto do acaso, mas de um desígnio divino. Este reconhecimento deve nos infundir um sentido profundo de valor e direção.

A imagem da boca como uma espada afiada e da proteção divina nos revela que nossas palavras e ações, guiadas por Deus, têm o poder de transformar e impactar o mundo. No entanto, este poder vem com a responsabilidade de permanecer sob a proteção e a orientação de Deus, conscientes de que nossas capacidades são guardadas e direcionadas por Ele.

O sentimento de frustração expresso pelo servo — "Foi em vão que trabalhei" — é uma experiência comum a muitos de nós. No entanto, a confiança de que nosso verdadeiro valor e recompensa estão nas mãos de Deus nos oferece uma perspectiva de esperança e perseverança. Mesmo quando nossos esforços parecem inúteis, devemos lembrar que Deus vê e valoriza cada ato de serviço e sacrifício.

Finalmente, a ampliação da missão do servo para ser "luz das nações" nos desafia a olhar além de nossos próprios contextos imediatos. Somos chamados não apenas a restaurar o que está próximo, mas a ser portadores da salvação divina até os confins da terra. Esta vocação universal nos lembra que nossa vida e missão são parte de um plano maior, que visa a redenção e a iluminação de toda a humanidade.

Que possamos viver com a consciência de nosso chamado divino, confiando na proteção de Deus e abraçando nossa missão de ser luz para o mundo.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário