sexta-feira, 21 de junho de 2024

Primeira Leitura: Jeremias 1,4-10 - 23.06.2024


Jeremias 1,4-10 (Bíblia de Jerusalém)

Leitura do livro do profeta Jeremias – Nos dias de Josias,

4. A palavra do Senhor foi-me dirigida, dizendo:  

5. "Antes de te formar no ventre materno, eu te conheci; antes que saísses do seio de tua mãe, eu te consagrei e te constituí profeta das nações."  

6. E eu disse: "Ah! Senhor Deus, eu não sei falar, sou muito novo."  

7. Disse-me o Senhor: "Não digas: 'Sou muito novo', porque a todos a quem eu te enviar irás; e tudo o que eu te mandar dirás.  

8. Não tenhas medo deles, porque eu estou contigo para te livrar" – oráculo do Senhor.  

9. O Senhor estendeu a mão, tocou-me a boca e disse-me: "Eis que ponho minhas palavras na tua boca.  

10. Vê: eu te constituo hoje sobre nações e reinos, para arrancar e derrubar, para destruir e demolir, para construir e plantar." - palavra do Senhor.


Reflexão:


A leitura de hoje nos introduz ao chamado profético de Jeremias, uma das figuras mais emblemáticas da Bíblia. Jeremias é chamado por Deus em sua juventude, e suas primeiras reações são de temor e inadequação. "Sou muito novo," ele diz, expressando uma preocupação comum a todos nós: a sensação de não estar preparado para as grandes tarefas que a vida nos apresenta.

No entanto, Deus responde a Jeremias com uma poderosa reafirmação de Sua presença e poder: "Não tenhas medo deles, porque eu estou contigo para te livrar." Esta promessa de proteção divina é um lembrete de que nossa capacidade de cumprir nossa vocação não vem de nossa própria força, mas do poder e da presença de Deus em nossas vidas.

O toque de Deus na boca de Jeremias simboliza a transferência de poder e autoridade. Deus não apenas chama Jeremias, mas também capacita-o para a missão, colocando Suas palavras na boca do profeta. Este ato divino demonstra que, quando somos chamados a uma tarefa, Deus nos dá os recursos necessários para realizá-la.

Jeremias é constituído como profeta "sobre nações e reinos," com a missão de "arrancar e derrubar, para destruir e demolir, para construir e plantar." Esta dualidade de destruição e construção reflete a natureza do trabalho profético: confrontar a injustiça e o mal, enquanto se prepara o terreno para a justiça e a renovação.

Este trecho nos desafia a refletir sobre nossos próprios chamados e missões. Muitas vezes, podemos nos sentir inadequados ou despreparados, mas é importante lembrar que Deus não escolhe os capacitados; Ele capacita os escolhidos. Ao enfrentarmos nossas próprias vocações, que possamos confiar na presença constante de Deus, sabendo que Ele nos dá força e sabedoria para cumprir nossa missão.

Que possamos, como Jeremias, responder ao chamado de Deus com coragem e fé, permitindo que Suas palavras e ações se manifestem através de nós para transformar o mundo ao nosso redor. Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário