domingo, 2 de junho de 2024

Primeira Leitura: 2 Timóteo 1:1-3.6-12 - 05.06.2024


2 Timóteo 1,1-3.6-12 (Bíblia de Jerusalém)


Início da segunda carta de São Paulo a Timóteo – 1. Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, para anunciar a promessa da vida que está em Cristo Jesus,

2. a Timóteo, meu amado filho: graça, misericórdia e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Senhor.

3. Dou graças a Deus, a quem sirvo com uma consciência pura, como aprendi de meus antepassados, quando sem cessar me lembro de ti nas minhas orações, noite e dia.


6. Por esta razão, exorto-te a reavivar a chama do dom de Deus que recebeste pela imposição das minhas mãos.

7. Pois Deus não nos deu um espírito de timidez, mas de fortaleza, de amor e de sobriedade.

8. Portanto, não te envergonhes do testemunho de nosso Senhor, nem de mim, seu prisioneiro; ao contrário, participa comigo dos sofrimentos pelo Evangelho, apoiado na força de Deus.

9. Ele nos salvou e nos chamou com uma vocação santa, não segundo as nossas obras, mas conforme o seu próprio desígnio e a graça que nos foi dada em Cristo Jesus desde toda a eternidade,

10. e que agora se manifestou pelo aparecimento de nosso Salvador Cristo Jesus. Ele não só destruiu a morte, mas fez brilhar a vida e a imortalidade por meio do Evangelho,

11. do qual fui constituído pregador, apóstolo e mestre.

12. É esta a razão pela qual estou sofrendo estas coisas; mas não me envergonho, porque sei em quem acreditei e estou convencido de que ele tem poder para guardar o meu depósito até aquele dia.

- Palavra do Senhor.


Reflexão:


Queridos irmãos e irmãs,


A leitura de hoje, tirada da Segunda Carta a Timóteo, é uma profunda expressão do amor e da confiança que Paulo tem em Deus e no seu chamado. Paulo, com o coração de um pai espiritual, escreve a Timóteo para encorajá-lo e fortalecê-lo na fé.

Paulo nos lembra que Deus nos deu um espírito não de timidez, mas de fortaleza, de amor e de sobriedade. Muitas vezes, na caminhada da fé, podemos nos sentir desanimados ou temerosos diante dos desafios e das provações. Mas Paulo nos exorta a reavivar a chama do dom de Deus que recebemos, lembrando-nos de que nossa força vem do Senhor.

Em um mundo que muitas vezes ridiculariza a fé e marginaliza os crentes, Paulo nos encoraja a não nos envergonharmos do testemunho de nosso Senhor. Ele nos chama a participar dos sofrimentos pelo Evangelho, confiando na força de Deus que nos sustenta. Esta é uma vocação santa, não baseada em nossos méritos, mas no desígnio e na graça de Deus.

Paulo nos dá um testemunho poderoso de fé e de confiança em Deus, mesmo em meio às adversidades. Ele sabe em quem acreditou e está convencido do poder de Deus para guardar o depósito da fé até o fim. Que este exemplo nos inspire a viver com coragem e fidelidade, sabendo que nossa esperança está firmemente alicerçada em Cristo Jesus, que destruiu a morte e fez brilhar a vida e a imortalidade por meio do Evangelho.

Que possamos, como Paulo, ser instrumentos da graça de Deus, reavivando a chama do dom que recebemos e vivendo com fortaleza, amor e sobriedade, para a glória de Deus e a edificação do seu povo. Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário