segunda-feira, 3 de junho de 2024

Primeira Leitura: 2 Timóteo 2:8-15 - 06.06.2024


2 Timóteo 2:8-15 (Bíblia de Jerusalém)


Leitura da segunda carta de São Paulo a Timóteo – Caríssimo, 8 Lembra-te de Jesus Cristo, ressuscitado dentre os mortos, descendente de Davi, segundo o meu evangelho.  

9 Por ele estou sofrendo até as algemas, como um malfeitor; mas a palavra de Deus não está algemada.  

10 Por isso tudo suporto por amor dos eleitos, para que também eles alcancem a salvação que está em Cristo Jesus, com a glória eterna.  

11 Fiel é esta palavra: Se com ele morremos, com ele viveremos.  

12 Se perseveramos, com ele reinaremos; se o negamos, também ele nos negará.  

13 Se formos infiéis, ele permanece fiel, pois não pode negar-se a si mesmo.  

14 Lembra-lhes estas coisas e conjura-os diante de Deus a não brigar por palavras; isso para nada serve, a não ser para perverter os ouvintes.  

15 Empenha-te por apresentar-te a Deus como homem aprovado, trabalhador que não tem de que se envergonhar, que distribui retamente a palavra da verdade.


Reflexão:


Queridos irmãos e irmãs,


Hoje somos convidados a refletir sobre as palavras de São Paulo a Timóteo, que nos instiga a lembrar de Jesus Cristo, ressuscitado dentre os mortos. É um chamado à centralidade da nossa fé: a ressurreição de Cristo, que é a nossa esperança e força.

São Paulo fala sobre o sofrimento e as algemas que ele suporta por amor ao Evangelho. Mas, acima de tudo, ele nos lembra que a Palavra de Deus não está algemada. Mesmo em meio às adversidades, a mensagem de salvação continua a se espalhar e a tocar corações. 

É interessante notar como São Paulo destaca a fidelidade de Deus. Mesmo quando somos infiéis, Deus permanece fiel. Esta é uma certeza que deve nos consolar e nos encorajar a continuar firmes em nossa caminhada cristã, mesmo quando enfrentamos dificuldades e provações.

Também somos exortados a evitar brigas por palavras, que só servem para perverter os ouvintes. Quantas vezes, em nossas comunidades e até em nossas famílias, nos envolvemos em discussões que não edificam, que não constroem. A Palavra de Deus nos chama à paz, à edificação mútua.

Por fim, São Paulo nos chama a nos empenhar em apresentar-nos a Deus como trabalhadores aprovados, que não têm do que se envergonhar, que distribuem retamente a palavra da verdade. Que nossa vida seja um testemunho fiel da Palavra de Deus, que sejamos luz em meio às trevas, esperança em meio ao desespero.

Que possamos, à luz desta leitura, renovar nosso compromisso de viver uma vida coerente com a fé que professamos, confiando na fidelidade de Deus e buscando sempre a paz e a edificação mútua. 

Que o Senhor nos abençoe e nos guie em nossa jornada de fé. Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário