domingo, 30 de junho de 2024

Primeira Leitura: Amós 2:6-10.13-16 - 01.07.2024

 


Amós 2:6-10.13-16 (Bíblia de Jerusalém)

Leitura da profecia de Amós – 

6. Assim diz o Senhor: Por três transgressões de Israel, e por quatro, não retirarei o castigo, porque vendem o justo por dinheiro e o pobre por um par de sandálias.

7. Pisam sobre a cabeça dos pobres como sobre o pó da terra e desviam o caminho dos humildes; o filho e o pai vão à mesma jovem, profanando o meu santo nome.

8. Deitam-se ao lado de qualquer altar, sobre roupas recebidas em penhor, e na casa de seu Deus bebem o vinho dos que foram multados.

9. Contudo, eu destruí diante deles o amorreu, cuja altura era como a dos cedros e que era forte como os carvalhos; destruí seu fruto acima e suas raízes embaixo.

10. Fui eu que vos fiz subir do Egito e vos conduzi quarenta anos pelo deserto, para vos dar a terra do amorreu.


13. Eis que eu vos apertarei no vosso lugar, como se aperta um carro carregado de feixes.

14. E fugirá o ágil, nem o forte confirmará a sua força, nem o valente salvará a sua vida.

15. O que maneja o arco não resistirá, nem o ligeiro de pés escapará, nem o cavaleiro salvará a sua vida.

16. E o mais corajoso entre os valentes fugirá nu naquele dia – oráculo do Senhor. - Palavra do Senhor.


Reflexão:


Nesta passagem do profeta Amós, somos confrontados com a dura realidade da injustiça e da corrupção que prevaleciam em Israel. Deus, através de Amós, denuncia a exploração dos pobres, a imoralidade e a profanação de Seu nome. As práticas injustas, como vender o justo por dinheiro e pisar sobre a cabeça dos pobres, são condenadas severamente. A mensagem de Amós é um chamado à consciência e à responsabilidade moral. Ele nos lembra que a verdadeira justiça não pode ser ignorada ou negociada, e que a opressão e a corrupção terão suas consequências inevitáveis.

Esta passagem nos desafia a examinar nossas próprias ações e atitudes em relação à justiça e à equidade. Somos convidados a refletir sobre como tratamos os mais vulneráveis em nossa sociedade e a reconhecer que a verdadeira força e coragem estão em agir com integridade e compaixão. Que possamos aprender com as advertências de Amós e buscar viver uma vida de justiça, respeito e amor ao próximo, sempre cientes de que nossas ações têm profundas repercussões no tecido moral da sociedade.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário