quinta-feira, 6 de junho de 2024

Primeira Leitura: Gênesis 3:9-15 - 09.06.2024 


Gênesis 3:9-15 (Bíblia de Jerusalém)


Leitura do livro do Gênesis – Depois que o homem comeu da fruta da árvore, 9. O Senhor Deus chamou Adão, dizendo: "Onde estás?"

10. E ele respondeu: "Ouvi teus passos no jardim; tive medo, porque estou nu, e me escondi."

11. O Senhor perguntou: "Quem te fez saber que estavas nu? Comeste, então, da árvore que eu te havia proibido de comer?"

12. Adão respondeu: "A mulher que puseste ao meu lado, deu-me da árvore, e eu comi."

13. O Senhor Deus disse à mulher: "Que fizeste?!" A mulher respondeu: "A serpente enganou-me e eu comi."

14. Então o Senhor Deus disse à serpente: "Por teres feito isso, serás maldita entre todos os animais domésticos e todos os animais selvagens. Rastejarás sobre o ventre e comerás pó todos os dias de tua vida.

15. Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar." - Palavra do Senhor.


Reflexão:


Queridos irmãos e irmãs,


Ao contemplarmos este diálogo entre Deus, Adão, Eva e a serpente no Jardim do Éden, somos confrontados com a realidade do pecado e suas consequências. O Senhor, em sua infinita misericórdia, busca o homem e a mulher mesmo após sua desobediência, convidando-os a reconhecerem seus erros e arrependerem-se.

No entanto, vemos também a justiça divina sendo aplicada, com a maldição da serpente e a imposição de consequências para o pecado humano. A inimizade entre a serpente e a mulher é profetizada, prenunciando a batalha espiritual que se desenrolará ao longo da história, culminando na vitória de Cristo sobre o mal.

Assim, somos lembrados da importância da obediência a Deus e das consequências do pecado, mas também da esperança em sua promessa de redenção. Que possamos reconhecer nossas fraquezas e nos voltar para o Senhor em arrependimento, confiando em sua graça e buscando sempre viver em conformidade com sua vontade.

Que esta reflexão nos inspire a uma vida de fé, humildade e confiança no amor e na misericórdia de Deus.


Amém.


Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário