Lectio prima – De Libro Danielis 7,15-27
15 Ego Daniel mente conturbatus sum et visiones capitis mei conturbaverunt me.
Eu, Daniel, fiquei perturbado em meu espírito e as visões que me passaram pela mente me inquietaram.
16 Accessi ad unum de assistentibus et veritatem ab eo quaerebam de omnibus his. Qui dixit mihi interpretationem sermonum et docuit me.
Aproximei-me de um dos presentes e pedi a ele a verdade sobre todas essas coisas. Ele respondeu e explicou-me o significado.
17 Hi quatuor magni bestiae quatuor sunt regna quae consurgent de terra.
Essas quatro grandes feras são quatro reinos que se levantarão da terra.
18 Suscipiant autem regnum sancti Altissimi et obtineant regnum usque in saeculum et in saeculum saeculorum.
Os santos do Altíssimo receberão o reino e o possuirão para sempre e pelos séculos dos séculos.
19 Post hoc volui diligentius discere de bestia quarta, quae erat dissimilis valde ab omnibus, terribilis nimis, dentes et ungues ferreos habens; comedebat atque comminuebat et reliqua pedibus conculcabat.
Depois desejei compreender melhor a quarta fera, tão diferente das outras, terrível, com dentes e garras de ferro. Ela devorava e triturava e pisava aos pés o que restava.
20 De cornibus quoque decem quae habebat et de alio cornu quod ortum fuerat, ante quod ceciderant tria; et de cornu illo habebat oculos et os loquens ingentia et maius videbatur ceteris.
E acerca dos dez chifres que tinha em sua cabeça e do outro que surgiu, diante do qual caíram três, e daquele chifre que tinha olhos e boca que falava insolências, e que parecia maior que os demais.
21 Videbam et ecce cornu illud faciebat bellum contra sanctos et praevalebat eis.
Eu via esse chifre combater os santos e vencê-los.
22 Donec venit Antiquus dierum et iudicium dedit sanctis Altissimi et tempus advenit et regnum obtinuerunt sancti.
Até que veio o Ancião dos Dias e fez justiça aos santos do Altíssimo e chegou o tempo em que os santos receberam o reino.
23 Et sic ait Bestia quarta regnum quartum erit in terra quod maius erit omnibus regnis et devorabit universam terram et conculcabit et comminuet eam.
E ele disse A quarta fera é um quarto reino na terra, maior que todos os reinos. Ele devorará toda a terra, a pisoteará e a triturará.
24 Porro cornua decem ipsius regni decem reges erunt et alius consurget post eos et ipse potentior erit prioribus et tres reges humiliabit.
Os dez chifres são dez reis, e depois deles surgirá outro mais poderoso e que derrubará três reis.
25 Et sermones contra Altissimum loquetur et sanctos Altissimi conteret et putabit quod possit mutare tempora et legem; et tradentur in manu eius usque ad tempus et tempora et dimidium temporis.
Ele falará contra o Altíssimo, perseguirá os santos e tentará mudar tempos e leis. Eles serão entregues às suas mãos por um tempo, por tempos e metade de um tempo.
26 Et iudicium sedebit ut auferatur potentia eius et conteratur et dispereat usque in finem.
Mas o julgamento se instaurará para tirar seu domínio, destruí-lo e reduzi-lo a nada até o fim.
27 Regnum autem et potestas et magnitudo regni quae est subter omne caelum detur populo sanctorum Altissimi; cuius regnum regnum sempiternum est et omnes reges servient ei et oboedient.
O reino, o poder e a grandeza de todos os reinos debaixo do céu serão dados ao povo dos santos do Altíssimo. Seu reino é eterno e todos os dominadores o servirão e obedecerão.
Reflexão
O texto revela que o curso da história não é dominado pelo temor, mas pela firmeza de quem reconhece a ação ordenadora de Deus. Daniel contempla forças que parecem invencíveis, contudo aprende que nada supera a dignidade concedida aos santos. As feras representam poderes que se erguem e caem, enquanto o coração fiel permanece estável. A visão do Ancião dos Dias indica que toda autoridade humana é limitada e responde ao justo julgamento divino. A perseverança dos santos ensina a cultivar disciplina interior, clareza de consciência e liberdade que não depende das circunstâncias. Assim se manifesta a força silenciosa que sustenta o espírito diante dos tempos tumultuados.
Leia também:
#LiturgiaDaPalavra
#EvangelhoDoDia
#ReflexãoDoEvangelho
#IgrejaCatólica
#Homilia
#Orações
#Santo do dia

Nenhum comentário:
Postar um comentário