Liturgia: Dominica XIV per Annum (C)
Lectio prima – Liber Isaiae (Is 66,10-14)
10 Lætamini cum Ierusalem, et exsultate in ea, omnes qui diligitis eam; gaudete cum ea gaudio universi qui lugetis super eam.
Alegrai-vos com Jerusalém, exultai por ela todos vós que a amais; regozijai-vos com ela todos vós que por ela chorastes.
11 Ut sugatis, et repleamini ab uberibus consolationis eius; ut mulgeatis, et deliciis affluatis ab omnimoda gloria eius.
Para que vos alimenteis e vos sacieis ao seio das suas consolações, para que sorvais com delícias da abundância da sua glória.
12 Quia hæc dicit Dominus: Ecce ego declinabo super eam quasi fluvium pacis, et quasi torrentem inundantem gloriam gentium, quam sugetis; ad ubera portabimini, et super genua blandientur vobis.
Pois assim diz o Senhor: Eis que farei correr para ela a paz como um rio, e a glória das nações como uma torrente transbordante; sereis amamentados, levados ao colo, acariciados sobre os joelhos.
13 Quomodo si cui mater blandiatur, ita ego consolabor vos, et in Ierusalem consolabimini.
Como a mãe consola o filho, assim eu vos consolarei; e em Jerusalém sereis consolados.
14 Videbitis, et gaudebit cor vestrum, et ossa vestra quasi herba germinabunt, et cognoscetur manus Domini servis eius, et indignabitur inimicis suis.
Vereis isso, e o vosso coração se alegrará, e os vossos ossos florescerão como a erva; a mão do Senhor se manifestará aos seus servos, e sua indignação aos seus inimigos.
Reflexão:
A imagem de Jerusalém como mãe que consola evoca mais que ternura: revela a origem espiritual que sustenta o ser. Quando o coração retorna à fonte, a paz não é apenas promessa, mas realidade que flui interiormente como rio silencioso. A glória não é conquista, mas presença compartilhada — um dom que transborda. A alegria nasce do reconhecimento da vida como impulso de comunhão, e não de posse. O ser floresce onde há confiança, e a existência se renova quando é acolhida com gratidão. A liberdade interior se torna fértil quando encontra raízes no amor que nutre, eleva e transforma em luz.
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia #vulgata
Nenhum comentário:
Postar um comentário