quarta-feira, 5 de março de 2025

Primeira Leitura: Isaías 58:1-9 - 07.03.2025

 


Prima Lectio: Isaías 58,1-9

1. Clama, ne cesses, quasi tuba exalta vocem tuam, et annuntia populo meo scelera eorum, et domui Iacob peccata eorum.
Clama sem cessar, eleva tua voz como uma trombeta e anuncia ao meu povo suas transgressões e à casa de Jacó seus pecados.

2. Me enim de die in diem quaerunt, et scire vias meas volunt, quasi gens quae iustitiam fecerit, et iudicium Dei sui non reliquerit; rogant me iudicia iustitiae, appropinquare Deo volunt.
Eles me buscam dia após dia e querem conhecer os meus caminhos, como se fossem uma nação que pratica a justiça e não abandona o julgamento de seu Deus; pedem-me julgamentos justos e desejam se aproximar de Deus.

3. Quare ieiunavimus, et non aspexisti; humiliavimus animas nostras, et nescisti? Ecce in die ieiunii vestri invenitur voluntas vestra, et omnes debitores vestros repetitis.
"Por que jejuamos e não vês? Por que humilhamos nossas almas e não percebes?" Eis que no dia do vosso jejum seguis vossos próprios desejos e exigis o que vos é devido.

4. Ecce ad lites et contentiones ieiunatis, et percutitis pugno impie; nolite ieiunare sicut usque ad hanc diem, ut audiatur in excelso clamor vester.
Eis que jejuais entre disputas e contendas e feris com punho perverso; não jejuais como convém neste dia, para que vossa voz seja ouvida no alto.

5. Numquid tale est ieiunium quod elegi, per diem affligere hominem animam suam? Numquid contorquere quasi circulum caput suum, et saccum et cinerem sternere? Numquid istud vocabis ieiunium et diem acceptabilem Domino?
Acaso é este o jejum que escolhi: que o homem aflija sua alma por um dia? Que incline a cabeça como um junco e se cubra de saco e cinza? Acaso chamarás isso de jejum e de dia agradável ao Senhor?

6. Nonne iste est magis ieiunium quod elegi: dissolvere colligationes impietatis, solvere fasciculos deprimentes, dimittere eos qui confracti sunt liberos, et omne onus disrumpere?
Acaso não é este o jejum que escolhi: romper as cadeias da impiedade, desfazer os laços do jugo, libertar os oprimidos e quebrar todo fardo?

7. Nonne frangere esurienti panem tuum, et egenos vagosque inducere in domum tuam? Cum videris nudum, operi eum, et carnem tuam ne despexeris.
Acaso não é repartir teu pão com o faminto, acolher em tua casa os pobres sem abrigo? Quando vires um nu, vesti-lo, e não te esconder daquele que é da tua própria carne?

8. Tunc erumpet quasi mane lumen tuum, et sanitas tua citius orietur, et anteibit faciem tuam iustitia tua, et gloria Domini colliget te.
Então tua luz surgirá como a aurora, tua cura brotará rapidamente, tua justiça irá adiante de ti e a glória do Senhor será tua retaguarda.

9. Tunc invocabis, et Dominus exaudiet; clamabis, et dicet: “Ecce adsum!”. Si abstuleris de medio tui catenam et desieris digitum extendere et loqui iniquitatem.
Então clamarás, e o Senhor responderá; gritarás por socorro, e Ele dirá: “Eis-me aqui!”. Se eliminares do meio de ti o jugo, deixares de estender o dedo e de falar com maldade.


Reflexão:

O jejum que agrada a Deus não é mera privação externa, mas um caminho de libertação. O profeta Isaías denuncia um culto vazio, onde o sacrifício é distorcido pela hipocrisia. Em tempos de crise, somos chamados não a rituais vazios, mas a escolhas autênticas. O verdadeiro jejum é romper com o que escraviza, restaurar a dignidade do outro e assumir a responsabilidade sobre nossas ações. Nossa liberdade não se concretiza no isolamento, mas na justiça e no amor. Quem caminha por essa senda não apenas encontra a verdade, mas se torna luz para o mundo, iluminando-o com sua própria transformação.

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