segunda-feira, 31 de março de 2025

Primeira Leitura: Isaías 49:8-15 - 02.04.2025

 


Lectio Isaiae prophetae (49,8-15)

8 Haec dicit Dominus: In tempore placito exaudivi te et in die salutis auxiliatus sum tui; et servavi te et dedi te in foedus populi, ut suscitares terram et possideres hereditates dissipatas,
Assim diz o Senhor: No tempo favorável, eu te ouvi, e no dia da salvação, eu te ajudei; eu te guardei e te fiz aliança do povo, para restaurares a terra e tomares posse das heranças devastadas,

9 Ut diceres his, qui vincti sunt: “Exite!”, et his, qui in tenebris: “Revelamini!”. Super vias pascentur, et in omnibus planis pascua eorum;
Para dizeres aos cativos: “Saí!”, e aos que estão nas trevas: “Manifestai-vos!”. Junto aos caminhos pastarão, e em todos os lugares planos encontrarão pastagem;

10 Non esurient neque sitient, et non percutiet eos aestus vel sol, quia miserator eorum reget eos et ad fontes aquarum adducet eos.
Não terão fome nem sede, e não os atingirá o calor ou o sol, pois aquele que deles se compadece os guiará e os conduzirá às fontes das águas.

11 Et ponam omnes montes meos in viam, et semitae meae exaltabuntur.
Farei de todos os meus montes um caminho, e as minhas veredas serão elevadas.

12 Ecce isti de longe venient, et ecce illi ab aquilone et mari et isti de terra Sinim.
Eis que estes virão de longe, e eis aqueles do norte e do mar, e outros virão da terra de Sinim.

13 Laudate, caeli, et exsulta, terra, iubilate, montes, laudem, quia consolatus est Dominus populum suum et pauperum suorum miserebitur.
Exultai, ó céus, e alegra-te, ó terra! Rompei em júbilo, ó montes, porque o Senhor consolou o seu povo e teve misericórdia de seus pobres.

14 Et dixit Sion: “Dereliquit me Dominus, et Dominus oblitus est mei”.
Mas Sião disse: “O Senhor me abandonou, o Senhor se esqueceu de mim”.

15 Numquid oblivisci potest mulier infantem suum, ut non misereatur filio uteri sui? Et si illa oblita fuerit, ego tamen non obliviscar tui.
Pode uma mulher esquecer-se de seu filho pequeno, a ponto de não se compadecer do filho do seu ventre? Mas ainda que ela se esquecesse, eu jamais me esquecerei de ti.

Reflexão

A promessa do Senhor é um chamado ao despertar: o tempo da graça não é uma espera passiva, mas uma realidade presente para quem ousa escutá-la. A aliança que restaura a terra não impõe limites, mas abre caminhos onde antes havia ruínas. Aquele que confia não teme as sombras, pois a luz já despontou dentro dele.

A jornada não se dá sem esforço, mas a sede e a fome não detêm os que seguem a verdade. A elevação dos montes simboliza o impulso que transcende as barreiras do instante. A plenitude não está no isolamento, mas na comunhão daqueles que se unem na busca. O amor de Deus não se dissipa, pois sua promessa não é um eco distante, mas a certeza de que nunca estamos esquecidos.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Oração Diária

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia #vulgata

Nenhum comentário:

Postar um comentário