segunda-feira, 8 de abril de 2024

Primeira leitura de Atos 5,27-33 - 11.04.2024



Atos 5,27-33 (Bíblia de Jerusalém)


Leitura dos Atos dos Apóstolos – Naqueles dias, os guardas 27 Levados, apresentaram-nos ao Grande Conselho, e o sumo sacerdote os interrogou, 

28 dizendo: "Expressamente, não vos ordenamos que não ensinásseis em nome de Jesus? E vede: enchestes Jerusalém de vossa doutrina e quereis fazer recair sobre nós o sangue desse homem!" 

29 Em resposta, Pedro e os apóstolos afirmaram: "Importa mais obedecer a Deus do que aos homens. 

30 O Deus de nossos pais ressuscitou Jesus, que vós matastes, suspendendo-o num madeiro. 

31 Foi ele que Deus exaltou com a sua direita, como príncipe e Salvador, para dar a Israel o arrependimento e o perdão dos pecados.

32 E disso nós somos testemunhas, nós e o Espírito Santo, que Deus concedeu aos que lhe obedecem". 

33 Ouvindo isso, enfureceram-se e decidiram matá-los. - Palavra do Senhor.


Reflexão:


Neste trecho de Atos dos Apóstolos, vemos Pedro e os apóstolos enfrentando oposição e perseguição por proclamarem o nome de Jesus. O sumo sacerdote e o Grande Conselho estão indignados com o crescimento do ensinamento dos discípulos sobre Cristo, e os confrontam, acusando-os de desobediência.

No entanto, Pedro, cheio do Espírito Santo, responde corajosamente, afirmando que é mais importante obedecer a Deus do que aos homens. Ele não recua diante da ameaça e proclama ousadamente a ressurreição de Jesus, atribuindo-a ao plano divino de salvação. Pedro e os apóstolos testemunham não apenas com palavras, mas com suas próprias vidas, o poder transformador do Evangelho.

Essa passagem nos desafia a refletir sobre nossa própria fidelidade e coragem em proclamar o nome de Jesus em meio às pressões e oposições do mundo. Assim como Pedro e os apóstolos, somos chamados a obedecer a Deus acima de tudo e a testemunhar corajosamente sobre a salvação que encontramos em Cristo.

Que possamos ser fortalecidos pelo Espírito Santo para enfrentar os desafios da vida cristã com a mesma confiança e convicção que os primeiros discípulos demonstraram. Que possamos ser fiéis testemunhas do Evangelho, mesmo diante da adversidade, confiando no poder de Deus para nos sustentar e nos capacitar.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia


Nenhum comentário:

Postar um comentário