terça-feira, 16 de abril de 2024

Primeira Leitura: Atos 9:1-20 - 19.04.2024


 Atos 9,1-20 (Bíblia de Jerusalém):


Leitura dos Atos dos Apóstolos – Naqueles dias,1. Enquanto isso, Saulo, respirando ameaças de morte contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote

2. e pediu-lhe cartas para as sinagogas de Damasco, a fim de levar presos para Jerusalém todos os homens e mulheres que encontrasse, adeptos do Caminho.

3. No caminho, aconteceu que, ao aproximar-se de Damasco, subitamente o cercou uma luz vinda do céu.

4. Caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: "Saulo, Saulo, por que me persegues?"

5. Ele perguntou: "Quem és tu, Senhor?" A resposta veio: "Eu sou Jesus, a quem tu persegues.

6. Mas levanta-te e entra na cidade, onde te dirão o que deves fazer."

7. Os homens que o acompanhavam ficaram parados, sem dizer nada, ouvindo a voz, mas sem ver ninguém.

8. Saulo ergueu-se do chão e, abrindo os olhos, não via nada. Tomaram-no pela mão e o conduziram a Damasco.

9. Esteve três dias sem ver, sem comer nem beber.

10. Ora, havia em Damasco um discípulo chamado Ananias. O Senhor o chamou em visão: "Ananias!" Ele respondeu: "Aqui estou, Senhor."

11. O Senhor lhe disse: "Levanta-te, vai à rua Direita e pergunta na casa de Judas por um homem de Tarso chamado Saulo. Ele está orando

12. e, em visão, viu um homem chamado Ananias entrar e impor-lhe as mãos, para que recuperasse a vista."

13. Ananias replicou: "Senhor, tenho ouvido muitos relatos sobre esse homem, de quantos males fez aos teus fiéis em Jerusalém.

14. E aqui tem plenos poderes, conferidos pelos sumos sacerdotes, para prender todos os que invocam o teu nome."

15. Mas o Senhor lhe disse: "Vai, porque este homem é meu instrumento escolhido para levar o meu nome diante dos povos, dos reis e dos filhos de Israel.

16. Eu lhe mostrarei quanto terá de padecer pelo meu nome."

17. Ananias foi e, entrando na casa, impôs-lhe as mãos, dizendo: "Saulo, meu irmão, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, enviou-me para que recobres a vista e fiques cheio do Espírito Santo."

18. Logo caíram dos olhos de Saulo como que umas escamas e ele tornou a ver. Levantou-se e foi batizado.

19. Depois tomou alimento e recuperou as forças. Passou alguns dias com os discípulos em Damasco.

20. E começou imediatamente a pregar nas sinagogas, proclamando que Jesus era o Filho de Deus.

- Palavra do Senhor.


Reflexão:


A narrativa da conversão de Saulo, que se tornou o apóstolo Paulo, é um testemunho poderoso da ação transformadora da graça de Deus na vida de uma pessoa. Saulo, um ardoroso perseguidor dos cristãos, foi confrontado pelo próprio Jesus no caminho de Damasco, experimentando uma conversão radical que mudaria o curso de sua vida para sempre.

Essa passagem nos convida a refletir sobre a natureza da graça divina e o poder da misericórdia de Deus. Saulo não merecia a intervenção de Jesus; ele estava imerso em sua missão de perseguir os discípulos do Senhor. No entanto, Deus escolheu encontrá-lo no auge de sua hostilidade e transformar seu coração.

A cegueira temporária de Saulo após o encontro com Jesus simboliza sua cegueira espiritual anterior, que é curada pela luz da verdade e do amor divinos. O batismo de Saulo representa sua purificação e renovação espiritual, marcando o início de sua nova vida como seguidor de Cristo.

A resposta de Ananias à chamada de Deus também é inspiradora. Apesar de seus receios e dúvidas sobre Saulo, Ananias obedece ao Senhor e se torna instrumento da graça divina na vida de seu inimigo. Isso nos lembra que Deus muitas vezes nos chama a sair de nossa zona de conforto e a acolher aqueles que consideramos improváveis receptores de Sua graça.

A conversão de Saulo nos ensina que ninguém está além do alcance da misericórdia de Deus. Ele transformou um perseguidor em um dos maiores apóstolos da história, demonstrando Sua capacidade de redimir até mesmo os mais obstinados pecadores. Que possamos nos inspirar nesse exemplo de conversão e estar abertos à graça transformadora de Deus em nossas próprias vidas.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário