sexta-feira, 19 de abril de 2024

Primeira Leitura: Atos 11:1-18 - 22.04.2024

 


Atos 11:1-18 (Bíblia de Jerusalém):


Leitura dos Atos dos Apóstolos – Naqueles dias, 1. "Ora, os apóstolos e os irmãos, que estavam na Judeia, ouviram dizer que também os gentios tinham acolhido a palavra de Deus."

2. "Quando Pedro subiu a Jerusalém, os fiéis circuncisos criticaram-no, dizendo:"

3. "‘Entraste em casa de incircuncisos e comeste com eles.’"

4. "Então, Pedro começou a fazer-lhes uma exposição, dizendo:"

5. "‘Fui enviado à casa de um homem incircunciso, e Deus, que me falou, mandou-me que eu levasse o Evangelho aos gentios, sem fazer distinção alguma.’"

6. "Portanto, estive de acordo com a vontade de Deus e, assim que vim, sem objetar nada, perguntei: ‘Com que intenção me chamastes?’"

7. "‘Cornélio, o centurião, homem justo e temente a Deus, recomendado por toda a nação dos judeus, foi instruído por um santo anjo a chamar-te a sua casa e a ouvir as tuas palavras.’"

8. "Pedro então convidou-os a entrar e hospedaram-se ali. No dia seguinte, levantou-se e foi com eles. Partiram também alguns irmãos de Jope."

9. "No dia seguinte, entraram em Cesareia. Cornélio esperava por eles e tinha convocado seus parentes e amigos mais íntimos."

10. "Quando Pedro estava para entrar, Cornélio foi ao seu encontro e prostrou-se a seus pés."

11. "Pedro, porém, levantou-o, dizendo: ‘Levanta-te. Também eu sou um homem.’"

12. "Então, conversando com ele, entrou e encontrou muitos reunidos."

13. "E disse-lhes: ‘Vós bem sabeis que é proibido a um judeu associar-se ou mesmo aproximar-se de um estrangeiro. Mas Deus mostrou-me que não devo chamar impuro ou imundo a nenhum homem.’"

14. "Por isso, logo que fui chamado, vim sem objetar. Pergunto, pois: Com que intenção me chamastes?’"

15. "Cornélio respondeu: ‘Há quatro dias, eu estava em jejum até esta hora, e, à hora nona, estava em oração em minha casa. E eis que apareceu diante de mim um homem com vestes brilhantes."

16. "Ele disse: ‘Cornélio, a tua oração foi ouvida e as tuas esmolas, recordadas na presença de Deus.’"

17. "Manda, pois, a Jope, e manda chamar Simão, que tem por sobrenome Pedro. Ele está hospedado em casa de Simão, o curtidor, à beira-mar.’"

18. "‘Logo mandei chamar-te e bem fizeste em vir. Agora, pois, estamos todos aqui, diante de Deus, para ouvir tudo o que o Senhor te mandou dizer-nos.’" - Palavra do Senhor.


Reflexão:


Nesta passagem dos Atos dos Apóstolos, testemunhamos a experiência transformadora de Pedro ao reconhecer a vontade de Deus para além das fronteiras étnicas e culturais. Inicialmente, confrontado pelos fiéis circuncisos por ter se associado com os gentios, Pedro explica como Deus o instruiu a levar o Evangelho também aos não judeus.

Pedro relata o encontro com Cornélio, um centurião romano temente a Deus, e como Deus confirmou a validade da missão aos gentios através de uma visão. Ao se encontrar com Cornélio, Pedro percebe que Deus não faz distinção entre pessoas, mostrando que a mensagem do Evangelho é para todos, independentemente de sua origem étnica ou cultural.

Essa experiência desafia as concepções tradicionais de pureza e separação entre judeus e gentios. Pedro reconhece que Deus não considera impuros aqueles que Ele mesmo escolheu, abrindo as portas da comunhão para todos os que creem em Cristo.

Essa narrativa nos lembra da importância de estarmos abertos à voz de Deus, mesmo quando Sua vontade vai além de nossas expectativas e tradições. Devemos estar dispostos a questionar nossos preconceitos e abrir nossos corações para a inclusão e a graça divina, reconhecendo que todos são amados e chamados por Deus.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário