sábado, 18 de maio de 2024

Primeira Leitura: Gênesis 3:9-15.20 - 20.05.2024



Gênesis 3:9-15.20 (Bíblia de Jerusalém):


Leitura do livro do Gênesis – Depois que Adão comera do fruto da árvore, 9o Senhor Deus o chamou, dizendo:9. O Senhor Deus chamou Adão, dizendo: "Onde estás?"

10. Ele respondeu: "Ouvi teus passos no jardim e tive medo, porque estou nu; por isso me escondi".

11. Deus então perguntou: "Quem te revelou que estavas nu? Comeste do fruto da árvore que te proibi de comer?"

12. Adão disse: "A mulher que me deste por companheira deu-me o fruto da árvore e eu comi".

13. O Senhor Deus disse à mulher: "Por que fizeste isso?" Ela respondeu: "A serpente enganou-me e eu comi".

14. Então o Senhor Deus disse à serpente: "Por teres feito isso, serás maldita entre todos os animais domésticos e todos os animais selvagens. Rastejarás sobre o teu ventre e comerás pó todos os dias de tua vida.

15. Porei ódio entre ti e a mulher, entre tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar".

20. Adão chamou a sua mulher Eva, porque ela foi a mãe de todos os seres humanos. 

- Palavra do Senhor.


Reflexão:


Nesta passagem do Livro de Gênesis, encontramos as consequências do pecado original cometido por Adão e Eva. Ao desobedecerem a Deus, experimentaram a ruptura da comunhão original com Ele e entre si. O diálogo entre Deus, Adão e Eva revela a dinâmica da culpa e do reconhecimento das próprias falhas.

A resposta de Adão e Eva à voz de Deus revela o medo e a vergonha que surgiram como resultado do pecado. Adão tenta desviar a culpa para Eva, e Eva para a serpente. No entanto, Deus não busca acusar, mas sim restaurar a comunhão perdida.

Apesar das consequências do pecado, há uma promessa de redenção. Deus pronuncia uma maldição sobre a serpente, mas também anuncia a vitória futura da descendência da mulher sobre ela. Esta é uma prenúncio da vitória final de Cristo sobre o pecado e a morte.

Ao chamar sua esposa de Eva, que significa "mãe de todos os seres humanos", Adão reconhece a promessa de Deus de que, apesar das consequências do pecado, haveria esperança e uma nova vida para a humanidade.

Esta passagem nos convida a refletir sobre as consequências do pecado em nossas próprias vidas e a confiar na promessa de redenção e restauração através de Cristo. Deus, em sua infinita misericórdia, continua chamando cada um de nós, oferecendo-nos a oportunidade de retornar a Ele e experimentar a plenitude da vida em comunhão com Ele.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário