quinta-feira, 16 de maio de 2024

Primeira Leitura: Gênesis 11:1-9 - 18.05.2024

 

Gênesis 11:1-9 (Bíblia de Jerusalém)


Leitura do livro do Gênesis – 1 - Ora, toda a terra tinha uma só língua e um só idioma.

2 - E aconteceu que, deslocando-se para oriente, os homens descobriram uma planície na terra de Senaar, e ali se fixaram.

3 - Disseram uns aos outros: "Eia, façamos tijolos e cozamo-los ao fogo". Serviram-se de tijolos em vez de pedra, e betume em vez de argamassa.

4 - Depois disseram: "Eia, construamos para nós uma cidade e uma torre cujo cimo chegue até ao céu. Assim nos faremos um nome e não seremos dispersos pela face de toda a terra".

5 - Ora, o Senhor desceu para ver a cidade e a torre que os homens estavam construindo,

6 - e disse: "Eis que todos formam um só povo e falam uma só língua, e isto é apenas o começo de seus empreendimentos. Agora, nada poderá impedir que realizem o que intentam.

7 - Eia, desçamos e confundamos sua linguagem, de modo que não se entendam uns aos outros".

8 - E o Senhor os dispersou dali por toda a face da terra, e cessaram de construir a cidade.

9 - Por isso, deu-se-lhe o nome de Babel, porque lá o Senhor confundiu a linguagem de toda a terra, e foi de lá que o Senhor os dispersou por toda a face da terra. - Palavra do Senhor.


Reflexão:


A história da Torre de Babel nos convida a refletir sobre os perigos da arrogância humana e a importância da humildade diante de Deus. Os homens, desejando construir uma torre que alcançasse os céus, buscavam afirmar sua própria grandeza e independência. No entanto, ao invés de serem unidos, foram dispersos pela confusão de suas línguas.

Essa narrativa nos lembra que, por mais grandiosos que sejamos em nossas realizações, não podemos nos sobrepor ao plano de Deus. Ele é soberano sobre todas as coisas, e nossa verdadeira grandeza está em reconhecer e aceitar Sua vontade em nossas vidas. Quando tentamos nos elevar acima Dele, corremos o risco de nos dispersar e nos perdermos em nossas próprias ambições.

Assim como os construtores de Babel, também podemos cair na armadilha da auto-suficiência e da presunção. No entanto, Deus nos chama a humildade, a reconhecer nossa dependência Dele e a buscar Sua orientação em tudo o que fazemos. Somente quando nos submetemos à Sua vontade é que encontramos verdadeira unidade e propósito em nossas vidas.

Que possamos aprender com a lição da Torre de Babel e cultivar em nossos corações a humildade que nos aproxima de Deus e dos outros. Que nossas realizações sejam sempre guiadas pela busca da Sua glória e pelo amor ao próximo, para que, unidos em Cristo, possamos construir um mundo onde reine a paz e a harmonia.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário