terça-feira, 28 de maio de 2024

Primeira Leitura: 1 Pedro 1:18-25 - 29.05.2024


1 Pedro 1:18-25 (Bíblia de Jerusalém)


Leitura da primeira carta de São Pedro – Caríssimos, 18 Sabeis que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver, herdada dos vossos pais, não por coisas perecíveis, como a prata ou o ouro,  

19 mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem defeito e sem mancha.  

20 Predestinado antes da criação do mundo, ele foi manifestado no fim dos tempos por causa de vós.  

21 Por ele credes em Deus, que o ressuscitou dos mortos e lhe deu a glória, de sorte que a vossa fé e esperança estejam em Deus.  

22 Tendo purificado as vossas almas na obediência à verdade, para uma sincera fraternidade, amai-vos uns aos outros de todo o coração, uns aos outros intensamente,  

23 pois fostes regenerados, não de uma semente perecível, mas imperecível, pela palavra de Deus, viva e permanente.  

24 Com efeito, toda a carne é como a erva, e toda a sua glória como a flor da erva; seca-se a erva e cai a sua flor,  

25 mas a palavra do Senhor permanece para sempre. Ora, esta é a palavra que vos foi evangelizada.

- Palavra do Senhor.


Reflexão:


Nesta passagem da Primeira Carta de Pedro, somos lembrados da profundidade e do valor do nosso resgate. Não fomos redimidos por coisas perecíveis como prata ou ouro, mas pelo sangue precioso de Cristo, o Cordeiro sem defeito e sem mancha. Este resgate não é uma transação comum, mas um ato de amor predestinado antes da criação do mundo e manifestado em nosso tempo para nossa salvação.

Pedro nos exorta a viver uma vida purificada pela obediência à verdade, que se manifesta em amor fraternal sincero e intenso. Este amor é um reflexo da nova vida que recebemos, regenerados pela palavra de Deus, que é viva e permanente. Em contraste com a transitoriedade da vida humana, como a erva e a flor que murcham e caem, a palavra do Senhor permanece para sempre.

Somos chamados a colocar nossa fé e esperança em Deus, que ressuscitou Jesus e o glorificou. Este chamado à santidade e ao amor fraterno é um lembrete constante de nossa identidade e missão como cristãos, vivendo à luz da eterna palavra de Deus que nos foi evangelizada. Que possamos viver este amor e esta esperança com intensidade e sinceridade, refletindo em nossas vidas a redenção que recebemos em Cristo.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário