domingo, 5 de maio de 2024

Primeira Leitura: Atos 16,22-34 - 07.05.2024


Atos 16,22-34 (Bíblia de Jerusalém):


Leitura dos Atos dos Apóstolos – Naqueles dias, 22 "A multidão amotinou-se também contra eles e os magistrados, fazendo-lhes rasgar as vestes e ordenando que fossem açoitados com varas."

23 "Depois de terem dado muitos golpes sobre eles, lançaram-nos na prisão, ordenando ao carcereiro que os guardasse com segurança."

24 "Recebendo tal ordem, lançou-os no cárcere interior e prendeu-lhes os pés no tronco."

25 "Perto da meia-noite, Paulo e Silas rezavam e cantavam hinos a Deus, e os prisioneiros escutavam."

26 "De repente, sobreveio um terremoto tão grande, que sacudiu os alicerces da prisão. Abriram-se todas as portas e soltaram-se as correntes de todos."

27 "O carcereiro acordou e, vendo as portas da prisão abertas, tirou a espada e ia suicidar-se, pensando que os prisioneiros tivessem fugido."

28 "Mas Paulo gritou em alta voz: 'Não faças mal a ti mesmo, que estamos todos aqui!'"

29 "Então o carcereiro pediu uma luz, correu para dentro e, tremendo, prostrou-se diante de Paulo e Silas."

30 "Depois, conduzindo-os para fora, perguntou-lhes: 'Senhores, que devo fazer para me salvar?'"

31 "Responderam-lhe: 'Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua família.'"

32 "E pregaram-lhe a palavra do Senhor e a todos os de sua casa."

33 "Naquela mesma hora da noite, o carcereiro levou-os consigo, lavou-lhes as feridas e foi batizado, ele e todos os seus familiares, imediatamente."

34 "Em seguida, levou-os para sua casa, pôs-lhes a mesa e, com todos os seus, exultou por terem acreditado em Deus." - Oalavra do Senhor.


Reflexão:


A história de Paulo e Silas na prisão é um testemunho poderoso da fé inabalável e do poder transformador de Deus mesmo nas situações mais adversas. Mesmo depois de serem espancados e lançados na prisão, eles não sucumbiram ao desespero. Em vez disso, eles escolheram louvar a Deus em meio à sua angústia, cantando hinos e orando.

Deus respondeu à sua fé com um milagre surpreendente: um terremoto abalou as estruturas da prisão e libertou todos os prisioneiros. Diante da iminente desgraça, o carcereiro, prestes a tirar sua própria vida, foi impedido por Paulo, que lhe ofereceu a esperança da salvação em Cristo.

O carcereiro, profundamente tocado pela mensagem do Evangelho e pelo testemunho de Paulo e Silas, foi batizado juntamente com toda a sua família. Eles foram transformados pela graça de Deus e experimentaram a alegria da salvação.

Essa passagem nos lembra que, mesmo nos momentos mais sombrios de nossas vidas, Deus está conosco. Ele é capaz de transformar até mesmo as situações mais desesperadoras em oportunidades para manifestar Seu poder e Sua graça. Que possamos seguir o exemplo de Paulo e Silas, mantendo nossa fé firme em Deus, louvando-O em todas as circunstâncias e confiando em Sua promessa de salvação.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário