segunda-feira, 12 de fevereiro de 2024

Primeira Leitura: Joel 2,12-18 - 14.02.2024




Joel 2,12-18 (Bíblia de Jerusalém)

Leitura da profecia de Joel – 12 Ainda assim - oráculo do Senhor - voltai para mim de todo o vosso coração, com jejuns, lágrimas e gemidos;

13 rasgai o coração, e não as vestes; voltai para o Senhor, vosso Deus, porque ele é bom e compassivo, lento para a cólera e cheio de misericórdia, inclinado a perdoar o castigo.

14 Quem sabe se ele voltará para vós e vos perdoará, deixando atrás de si a bênção, oblação e libação para o Senhor, vosso Deus?

15 Tocai a trombeta em Sião, promulgai o jejum, convocai a assembléia;

16 reuní o povo, realizai uma assembléia sagrada, congregai os anciãos, reuni os pequeninos e os meninos de peito; saia o esposo de sua alcova e a esposa de seu leito nupcial.

17 Chorem entre o vestíbulo e o altar os ministros do Senhor, e digam: Tem piedade, Senhor, do teu povo, e não exponhas tua herança ao opróbrio, para que as nações não se escarneçam dela! Por que diriam entre os povos: Onde está o Deus deles?

18 O Senhor tomou a sua terra a peito e perdoou ao seu povo. - Palavra do Senhor.


Reflexão:


O livro do profeta Joel nos oferece uma poderosa chamada ao arrependimento e à conversão. O convite divino ecoa através dos tempos, convidando-nos a voltar para o Senhor de todo o nosso coração. O profeta nos lembra que Deus é bom e compassivo, pronto para nos perdoar se nos voltarmos para Ele com sinceridade.

A exortação para rasgar os corações e não apenas as vestes nos lembra que a verdadeira conversão é uma mudança interior, um movimento profundo da alma em direção a Deus. Não é o mero gesto exterior que importa, mas sim a transformação interior que resulta em uma vida renovada.

O chamado para tocar a trombeta em Sião e proclamar o jejum nos lembra da importância de reunir o povo de Deus para buscar Sua face em unidade e humildade. Neste tempo de assembléia sagrada, todos são chamados - jovens e velhos, líderes e crianças - para se unirem em busca do perdão e da misericórdia divina.

Que possamos responder a este convite divino com sinceridade e fervor, reconhecendo nossas faltas e nos voltando para o Senhor com corações contritos. Que possamos experimentar a alegria do perdão e da restauração que Ele promete àqueles que O buscam de todo o coração.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário