sábado, 24 de fevereiro de 2024

Primeira Leitura: Isaías 1,10.16-20 - 27.02.2024




Isaías 1,10.16-20 (Bíblia de Jerusalém):

Leitura do livro do profeta Isaías – 10. Ouvi a palavra do Senhor, príncipes de Sodoma; prestai ouvidos à lei do nosso Deus, povo de Gomorra!

16. Lavai-vos, purificai-vos; tirai a maldade de vossas ações de minha frente; cessai de fazer o mal,

17. aprendei a fazer o bem, procurai o direito, corrigi o opressor, fazei justiça ao órfão, defendei a causa da viúva.

18. Vinde, então, e argui-me, diz o Senhor; ainda que vossos pecados sejam como escarlate, tornar-se-ão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como carmesim, tornar-se-ão como a branca lã.

19. Se quiserdes e me ouvirdes, comereis os bens da terra.

20. Mas se recusardes e me resistirdes, pela espada sereis devorados, porque a boca do Senhor falou.

- Palavra do Senhor.

Reflexão:


Nesta passagem do profeta Isaías, somos chamados a uma profunda reflexão sobre a nossa conduta diante de Deus. O Senhor admoesta não apenas o povo de Israel, mas também os príncipes de Sodoma e o povo de Gomorra, símbolos de pecado e injustiça.

O profeta exorta à purificação e à mudança de coração. Ele não busca apenas rituais externos de purificação, mas uma transformação interior que se manifeste em ações concretas de justiça e compaixão. Isaías nos lembra que a verdadeira religião não se limita a cerimônias, mas se expressa no cuidado com os mais fracos e oprimidos da sociedade.

A promessa de perdão e restauração é apresentada pelo Senhor para aqueles que se arrependem sinceramente. Mesmo que nossos pecados sejam como escarlate, o Senhor, em sua misericórdia, está pronto para purificar-nos e tornar-nos brancos como a neve. No entanto, essa oferta de perdão e restauração está condicionada à nossa disposição de ouvir e obedecer à voz de Deus.

Por outro lado, a recusa em atender ao chamado de Deus resultará em consequências terríveis. O Senhor adverte que, se resistirmos e nos opusermos a Ele, seremos consumidos pela espada do juízo divino.

Que esta leitura nos motive a examinar nossas próprias vidas e a nos arrependermos sinceramente de nossos pecados. Que busquemos não apenas a purificação externa, mas uma transformação interior que nos leve a praticar a justiça e a buscar o Reino de Deus em primeiro lugar. E que, ao ouvirmos a voz do Senhor, respondamos com fé e obediência, para que possamos experimentar a plenitude de sua graça e bênçãos em nossas vidas. Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário