sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

Primeira Leitura: Daniel 9,4-10 - 26.02.2024




Daniel 9,4-10 (Bíblia de Jerusalém)


4. Eu me dirigi ao Senhor, meu Deus, e fiz-lhe esta oração e esta súplica, jejuando, vestido de pano de saco e com cinza na cabeça.

5. Rezei ao Senhor, meu Deus, confessei e disse: "Ah! Senhor, Deus grande e temível, que guardas a aliança e a benevolência para com aqueles que te amam e observam teus mandamentos!

6. Pecamos, cometemos iniquidades, fomos ímpios e rebeldes, afastamo-nos de teus mandamentos e preceitos.

7. Não escutamos teus servos, os profetas, que, em teu nome, falaram a nossos reis, nossos chefes, nossos pais e a todo o povo do país.

8. A ti, Senhor, pertence a justiça, a nós, porém, resta apenas a confusão de rostos, como se vê hoje: aos habitantes de Jerusalém, a todo Israel, aos que estão perto e aos que estão longe, em todos os países para onde os expulsaste, por causa das infidelidades que cometeram contra ti.

9. A nós, Senhor, resta apenas a confusão de rostos, aos nossos reis, aos nossos chefes e a nossos pais, porque pecamos contra ti.

10. Mas, ao Senhor, nosso Deus, pertencem a misericórdia e o perdão, ainda que tenhamos sido rebeldes contra ele." - Palavra do Senhor.


Reflexão:


Nesta passagem do livro de Daniel, vemos o profeta dirigindo uma fervorosa oração ao Senhor, reconhecendo os pecados e transgressões do povo de Israel. Daniel, vestido de pano de saco e coberto de cinzas, expressa profunda contrição pelos erros cometidos, tanto individualmente quanto coletivamente.

A oração de Daniel é um exemplo de humildade e arrependimento sincero diante de Deus. Ele não busca justificar os pecados do povo, mas assume a responsabilidade e reconhece a justiça de Deus. Ao mesmo tempo, confia na misericórdia e no perdão divinos, mesmo diante das consequências dos erros cometidos.

Esta leitura nos convida a refletir sobre nossa própria relação com Deus. Somos capazes de reconhecer nossos pecados e falhas diante do Senhor? Estamos dispostos a nos arrepender sinceramente e buscar o perdão divino? Assim como Daniel, podemos confiar na misericórdia de Deus, sabendo que Ele está sempre pronto a nos perdoar e restaurar, se nos voltarmos para Ele de coração contrito e humilde.

Que possamos seguir o exemplo de Daniel, cultivando uma vida de arrependimento, humildade e confiança na misericórdia de Deus, sabendo que Ele é fiel para nos perdoar e nos renovar em Sua graça.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário