terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

Primeira Leitura: Ezequiel 18,21-28 - 23.02.2024




Ezequiel 18,21-28 (Bíblia de Jerusalém):

Leitura da profecia de Ezequiel – Assim fala o Senhor:21. Mas se o ímpio se arrepender de todos os pecados que cometeu, observar todos os meus preceitos e praticar a retidão e a justiça, com certeza viverá e não morrerá.

22. Não me recordarei de nenhuma das faltas que cometeu, desde que pratique a justiça e a retidão, com certeza viverá.

23. Porventura é que eu tenho prazer na morte do ímpio - oráculo do Senhor Javé - e não em que ele se converta do seu caminho e viva?

24. Mas se o justo se desviar da sua justiça, cometer o mal e proceder conforme todas as práticas abomináveis do ímpio, será que viverá? Todas as obras de justiça que tiver praticado serão esquecidas; por causa da infidelidade e do pecado que cometeu, é por eles que vai morrer.

25. No entanto, vós dizeis: "Não é justo o proceder do Senhor." Ouvi, pois, casa de Israel: Não é justo o meu proceder, ou é o vosso proceder que não é justo?

26. Quando o justo se desviar de sua justiça, cometer o mal e morrer, é por causa do mal que cometeu que ele morrerá.

27. Quando, por outro lado, o ímpio se converter do seu procedimento perverso e praticar o que é reto e justo, salvará a sua vida.

28. Porque reconsiderou-se, abandonou todas as transgressões que havia cometido, com certeza viverá e não morrerá. - Palavra do Senhor.


Reflexão:


No livro do profeta Ezequiel, somos confrontados com a justiça e a misericórdia de Deus. Ele nos ensina que o arrependimento sincero pode conduzir à vida, mesmo para aqueles que erraram gravemente no passado. Deus não se alegra na morte do pecador, mas sim na sua conversão e vida renovada.

É um lembrete para nós de que o caminho da justiça e da retidão é algo que devemos buscar constantemente. Não basta viver retamente por um tempo, pois podemos nos desviar desse caminho. Da mesma forma, aqueles que têm vivido no erro não estão condenados para sempre, pois sempre há a oportunidade de arrependimento genuíno e mudança de vida.

Portanto, que possamos sempre buscar a justiça, a retidão e o arrependimento sincero em nossas vidas. Que possamos reconhecer a misericórdia de Deus que nos chama a uma vida renovada e transformada. Que estejamos dispostos a abandonar nossos maus caminhos e seguir o caminho da verdade e da vida, sabendo que é nele que encontramos a verdadeira felicidade e plenitude.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário