sexta-feira, 26 de janeiro de 2024

Primeira Leitura: Deuteronômio 18,15-20 - 28.01.2024




Deuteronômio 18,15-20 (Bíblia de Jerusalém)


Leitura do livro do Deuteronômio – Moisés falou ao povo, dizendo:15 "Um profeta, de teu meio, de teus irmãos, como eu, te suscitará o Senhor, teu Deus; a ele ouvireis.

16 Conforme a tudo o que pediste ao Senhor, teu Deus, em Horeb, no dia da assembleia, dizendo: 'Não ouvirei de novo a voz do Senhor, meu Deus, não verei mais esse grande fogo, para que não morra.'

17 O Senhor me disse: 'Fizeram bem em falar assim.

18 Suscitar-lhes-ei um profeta como tu, de entre seus irmãos; porei minhas palavras em sua boca, e ele lhes dirá tudo o que eu lhe ordenar.

19 Se alguém não ouvir as palavras que ele falar em meu nome, eu mesmo o chamarei a contas.

20 O profeta que tiver a presunção de falar em meu nome alguma palavra que eu não lhe tenha mandado falar, ou que falar em nome de outros deuses, esse profeta morrerá.'" - Palavra do Senhor.


Reflexão:


Nesta passagem do Deuteronômio, somos confrontados com a promessa divina de um profeta semelhante a Moisés. Esse profeta, levantado por Deus, receberia Suas palavras e seria digno de ser ouvido. O texto ressalta a importância da obediência às instruções de Deus e adverte contra a presunção de falar em Seu nome sem autoridade divina.

Ao considerarmos essa profecia, encontramos sua realização completa em Jesus Cristo. Ele é o Profeta prometido, cujas palavras têm o peso da autoridade divina. A exortação à obediência e ao discernimento continua válida para nós hoje. Devemos ouvir atentamente as palavras de Cristo, pois nelas encontramos vida e verdade. Ao mesmo tempo, somos lembrados da seriedade de representar Deus de maneira fiel, evitando a falsidade e o sincretismo.

Que, ao meditarmos nessa promessa, encontremos conforto na certeza de que Deus enviou o Profeta definitivo, Jesus, para nos guiar. E que, em resposta a essa graça, busquemos viver em conformidade com Suas palavras, reconhecendo a gravidade de distorcê-las. Que nossas vidas sejam marcadas pela obediência a Cristo, o Profeta divino que nos conduz ao Pai. Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário