quinta-feira, 25 de janeiro de 2024

Primeira Leitura: 2 Samuel 12,1-7.10-17 - 27.01.2024




2 Samuel 12,1-7.10-17 (Bíblia de Jerusalém):


Leitura do segundo livro de Samuel – Naqueles dias,1 O Senhor enviou Natã a Davi. Chegando ele junto de Davi, disse-lhe: "Havia numa cidade dois homens, um rico e outro pobre.

2 O rico tinha ovelhas e bois em grande quantidade;

3 o pobre não tinha nada, a não ser uma cordeirinha que comprara e criara. Ela crescera com ele e com seus filhos. Comia do seu pão, bebia do seu copo, dormia em seu seio; era como uma filha para ele.

4 Ora, um viajante chegou à casa do homem rico, e este não quis tirar de suas ovelhas e de seus bois para dar de comer ao viajante que lhe chegara, mas mandou tirar a cordeirinha do homem pobre para a preparar para o viajante que lhe chegara".

5 Davi inflamou-se de grande cólera contra aquele homem e disse a Natã: "Pela vida do Senhor, o homem que fez isso merece a morte!

6 Deve restituir quatro vezes o valor da cordeirinha, porque praticou tal ação e não teve compaixão".

7 Natã disse a Davi: "Tu és este homem! Assim fala o Senhor, Deus de Israel: Eu te consagrei rei de Israel, eu te livrei das mãos de Saul,

10 Agora, pois, não se apartará a espada jamais de tua casa, visto que me desprezaste e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para fazê-la tua mulher".

11 Assim fala o Senhor: "Da tua própria casa suscitarei o mal sobre ti, e tomarei tuas mulheres diante dos teus olhos para dá-las a teu próximo, que se deitará com elas à luz do sol.

12 Porque tu o fizeste secretamente, mas eu farei isso à luz de todo Israel e à luz do sol".

13 Davi disse a Natã: "Pequei contra o Senhor!" Natã respondeu a Davi: "O Senhor perdoou o teu pecado; não morrerás.

14 Entretanto, já que deste motivo aos inimigos do Senhor para blasfemarem, o filho que te nasceu morrerá".

15 Natã foi para sua casa. O Senhor feriu a criança que a mulher de Urias dera a Davi, e ela ficou doente.

16 Davi implorou a Deus em favor da criança. Jejuou e, entrando em casa, passou a noite deitado por terra.

17 Os anciãos da sua casa insistiram junto a ele para que se levantasse do chão, mas ele recusou e não quis comer com eles. - Palavra do Senhor.


Reflexão:


Neste relato doloroso, vemos o profeta Natã confrontando o rei Davi com uma parábola que expõe a injustiça e a falta de compaixão. Ao perceber a injustiça cometida por um homem rico contra um homem pobre, Davi, indignado, pronuncia juízo contra esse homem sem perceber que está, na verdade, julgando a si mesmo.

Natã revela que a parábola é uma representação da conduta de Davi, que, ao tomar a mulher de Urias e ordenar sua morte, agiu injustamente. O profeta denuncia as consequências desastrosas que recairão sobre a casa de Davi. Entretanto, quando Davi reconhece seu pecado diante de Deus, experimenta a misericórdia divina, embora ainda enfrente as consequências de suas ações.

A história ressalta a importância da humildade, arrependimento sincero e busca por perdão diante de Deus. Apesar de suas fraquezas, Davi encontra misericórdia divina ao confessar seu pecado. Essa narrativa nos lembra que Deus é compassivo e está disposto a perdoar aqueles que sinceramente reconhecem suas transgressões.

A postura de Davi, prostrado em arrependimento, também destaca a profundidade do seu pesar. Ao jejuar e orar fervorosamente, ele busca a graça de Deus. A recusa de Davi em levantar-se do chão e sua abstinência de comida expressam sua dor e humildade diante de Deus.

Que possamos aprender com Davi e buscar arrependimento genuíno diante de Deus, confiando em Sua misericórdia para nos perdoar e nos restaurar. Que a história de Davi nos inspire a viver com humildade, compaixão e uma busca constante pela retidão, reconhecendo que somente em Deus encontramos verdadeira reconciliação e paz.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário