segunda-feira, 22 de janeiro de 2024

Primeira Leitura: 2 Samuel 7,4-17 - 24.01.2024




2 Samuel 7,4-17 (Bíblia de Jerusalém)


Leitura do segundo livro de Samuel – Naqueles dias,4 Naqueles dias, veio a palavra do Senhor a Natã, dizendo:

5 Vai dizer a meu servo Davi: Assim fala o Senhor: Porventura és tu quem me construirá uma casa para minha morada?

6 Em verdade, não morei em nenhuma casa, desde o dia em que fiz subir os filhos de Israel do Egito até hoje, mas tenho vivido em tenda e abrigo.

7 Por todo o caminho por onde andei com todos os filhos de Israel, acaso disse a alguma das tribos de Israel, a quem mandei apascentar o meu povo Israel: "Por que não me edificais uma casa de cedro?"

8 Assim dirás ao meu servo Davi: Assim fala o Senhor dos exércitos: Tirei-te do pasto, de detrás das ovelhas, para que fosses chefe do meu povo Israel.

9 Estive contigo por toda parte por onde andaste, e exterminai todos os teus inimigos diante de ti. E farei o teu nome tão grande como o dos grandes da terra.

10 Fixarei um lugar para meu povo Israel, plantá-lo-ei para que habite no seu lugar, e nunca mais seja inquietado. Os iníquos não o oprimirão mais, como outrora,

11 desde o dia em que designei juízes sobre o meu povo Israel. Concedo-te um período de repouso, livrando-te de todos os teus inimigos. O Senhor anuncia-te que será ele quem te fará uma casa.

12 Quando chegar o teu tempo e repousares com teus pais, suscitarei depois de ti um descendente teu, saído de tuas entranhas, e firmarei o seu reino.

13 Ele construirá uma casa em meu nome, e eu firmarei o trono do seu reino para sempre.

14 Eu serei para ele um pai, e ele será para mim um filho. Se ele cometer iniquidade, castigá-lo-ei com vara de homens e com açoites de filhos de homens.

15 Minha graça, porém, não se afastará dele, como se afastou de Saul, a quem tirei de diante de ti.

16 A tua casa e o teu reino serão constantes diante de mim para sempre, e teu trono será firme para sempre.

17 Natã comunicou a Davi todas estas palavras e toda esta visão. - Palavra do Senhor.


Reflexão:

Nesta passagem, vemos Deus estabelecendo uma aliança especial com Davi. A oferta de construir uma casa para Deus é transformada em uma promessa divina de uma casa eterna para a linhagem de Davi. A fidelidade de Deus é evidente ao longo da história, e essa promessa aponta para a vinda do Messias, Jesus Cristo, descendente de Davi. Assim, somos lembrados da fidelidade de Deus em cumprir Suas promessas e da importância de confiar em Seu plano, mesmo quando não compreendemos totalmente. Que possamos encontrar segurança na promessa de uma casa eterna em Deus.


Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário