segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

Primeira Leitura: 2 Samuel 24,2.9-17 - 31.01.2024




2 Samuel 24,2.9-17 (Bíblia de Jerusalém):

Leitura do segundo livro de Samuel – Naqueles dias, 2 E disse o rei a Joab, chefe do exército que estava consigo: "Passeia agora por todas as tribos de Israel, de Dã até Bersabeia, e faze o recenseamento do povo para que eu saiba o número deles".

9 Joab entregou a soma dos recenseados ao rei: havia em Israel oitocentos mil homens de guerra que puxavam a espada, e em Judá quinhentos mil.

10 Depois de ter feito o recenseamento do povo, Davi sentiu remorsos e disse ao Senhor: "Cometi um grande pecado no que fiz! Mas, Senhor, perdoa a culpa do teu servo, porque procedi insensatamente".

11 No dia seguinte, quando Davi se levantou, a palavra do Senhor foi dirigida ao profeta Gad, vidente de Davi, nestes termos:

12 "Vai dizer a Davi: Assim diz o Senhor: Apresento-te três castigos; escolhe um deles, para que eu o faça recair sobre ti".

13 Gad foi ter com Davi e deu-lhe a escolher: "Queres sete anos de fome na tua terra, ou fugir durante três meses diante dos teus adversários, enquanto estes te perseguem, ou ter durante três dias a peste na tua terra? Reflete e vê que resposta hei de dar àquele que me enviou".

14 Davi respondeu a Gad: "Estou em grande angústia! Caiamos nas mãos do Senhor, porque é grande a sua misericórdia; mas nas mãos dos homens, que me poupariam?"

15 Então o Senhor enviou a peste sobre Israel, desde a manhã até o tempo fixado. Morreram do povo desde Dã até Bersabeia setenta mil homens.

16 O anjo estendeu a mão para Jerusalém, a fim de destruí-la, mas o Senhor se arrependeu desse mal e disse ao anjo que exterminava o povo: "Basta! Retira a mão". O anjo do Senhor estava então junto à eira de Araúna, o jebuseu.

17 Davi disse ao Senhor, quando viu o anjo que feria o povo: "Cometi o pecado, eu é que sou o iníquo. Essas ovelhas, que fizeram? Que a tua mão, pois, se volte contra mim e contra a casa de meu pai".

- Palavra do Senhor.


Reflexão:


Este trecho de 2 Samuel 24 nos apresenta o episódio em que o rei Davi, movido por um orgulho imprudente, decide realizar um censo do povo de Israel. Contudo, após a contagem, Davi é tomado por remorsos profundos ao perceber que sua atitude revelou falta de confiança em Deus e orgulho desmedido.

O arrependimento sincero de Davi é evidenciado quando ele se dirige ao profeta Gad, buscando a orientação divina para reparar seu erro. Deus oferece a Davi três opções de castigo, e, diante da escolha, Davi, reconhecendo a misericórdia divina, prefere cair nas mãos do Senhor a depender da compaixão humana.

A peste se abate sobre o povo, ceifando a vida de setenta mil homens. Contudo, quando o anjo do Senhor se prepara para atingir Jerusalém, Deus, em sua misericórdia, decide intervir e ordena que o anjo retire a mão, poupando a cidade.

A reflexão profunda deste episódio nos leva a considerar a importância da humildade diante de Deus e a compreensão de que nossa confiança deve estar inteiramente n'Ele. O reconhecimento do próprio pecado, expresso por Davi, é um exemplo de arrependimento genuíno que encontra a misericórdia divina.

Que possamos aprender com a experiência de Davi a importância da humildade, do arrependimento e da confiança inabalável em Deus. Que, diante de nossos erros, possamos buscar a face do Senhor, confiantes em Sua misericórdia abundante e dispostos a corrigir nossos caminhos.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário