sexta-feira, 22 de dezembro de 2023

Primeira Leitura: 2 Samuel 7,1-5.8-12.14.16 - 24.12.2023




2 Samuel 7,1-5.8-12.14.16 (Bíblia de Jerusalém)


Leitura do segundo livro de Samuel - 1 Tendo o rei Davi se estabelecido em sua casa, e o Senhor lhe ter dado trégua de todos os seus inimigos ao redor,

2 o rei disse ao profeta Natã: "Vês! Eu moro numa casa de cedro, enquanto a arca de Deus está sob uma tenda".

3 Natã respondeu ao rei: "Vai e faze tudo o que tens em mente, porque o Senhor está contigo".

4 Mas, naquela mesma noite, a palavra do Senhor foi dirigida a Natã:

5 "Vai dizer a meu servo Davi: Assim fala o Senhor: Acaso és tu que me construirás uma casa para eu habitar?

8 Agora, assim dirás a meu servo Davi: Assim fala o Senhor dos exércitos: Tomei-te do pastoreio, de detrás do rebanho, para seres chefe do meu povo Israel.

9 Estive contigo por toda parte por onde andaste e exterminei diante de ti todos os teus inimigos. Eu te farei um nome tão ilustre quanto o dos grandes da terra.

10 E fixarei um lugar para meu povo Israel: eu o plantarei e habitará no seu lugar, sem jamais ser inquietado. Os homens violentos não voltarão a oprimi-lo, como outrora,

11 desde o tempo em que instituí juízes sobre o meu povo Israel. Concedo-te uma trégua de todos os teus inimigos. O Senhor te anuncia que fará para ti uma casa.

12 Quando chegar o fim de teus dias e repousares com teus pais, suscitarei depois de ti um descendente teu, nascido de ti, e consolidarei a sua realeza.

14 Eu serei para ele um pai e ele será para mim um filho. Se ele cometer alguma falta, castigá-lo-ei com vara de homens, com golpes de filhos de homens.

16 Tua casa e teu reino durarão para sempre diante de mim, e teu trono será firme para sempre".

- Palavra do Senhor.


Reflexão


A leitura de 2 Samuel 7,1-5.8-12.14.16 nos transporta para um momento significativo na vida do Rei Davi e na narrativa bíblica. Neste trecho, observamos o desejo de Davi de construir um templo para Deus, contrastado com a resposta divina e a promessa da construção de uma casa duradoura para o rei.

A ambição de Davi reflete um anseio legítimo de honrar a presença divina, construindo um lugar grandioso para a arca da aliança. No entanto, Deus revela um plano maior, indicando que não é Davi quem construirá uma casa para Deus, mas Deus quem estabelecerá uma casa, uma linhagem, para Davi.

A promessa divina é rica em significado messiânico. Deus declara que Ele elevará um descendente de Davi, consolidando sua realeza para sempre. Este descendente será um filho para Deus, cujo trono será estabelecido para sempre. Mais tarde, essa promessa se cumpre em Jesus Cristo, o Filho de Davi, que estabelece um reino eterno.

Essa passagem nos convida a considerar nossos próprios planos e ambições à luz da vontade divina. Às vezes, nossos projetos, embora bem-intencionados, podem não ser o plano de Deus para nossas vidas. A resposta de Deus a Davi também destaca Sua fidelidade em cumprir Suas promessas, mesmo quando não compreendemos completamente Seus desígnios.

Além disso, a promessa de um reino eterno através da linhagem de Davi nos lembra da constância do propósito divino ao longo da história. Em Jesus, encontramos a realização plena dessa promessa, proporcionando-nos uma esperança segura e um reino que transcende as limitações terrenas.

Que possamos refletir sobre nossos próprios planos, submetendo-os à vontade divina, e encontrar conforto na promessa de um reino eterno estabelecido por Deus. Assim como Davi aceitou humildemente o plano divino, que também possamos confiar na fidelidade de Deus em nossa jornada de fé, confiando que Sua promessa de um reino eterno em Cristo se cumprirá em nossas vidas.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário