quarta-feira, 13 de setembro de 2023

Primeira Leitura: Eclesiástico 27,33-28,9 - 17.09.2023




Leitura do livro do Eclesiástico – 33O rancor e a raiva são coisas detestáveis; até o pecador procura dominá-las. 28,1Quem se vingar encontrará a vingança do Senhor, que pedirá severas contas dos seus pecados. 2Perdoa a injustiça cometida por teu próximo: assim, quando orares, teus pecados serão perdoados. 3Se alguém guarda raiva contra o outro, como poderá pedir a Deus a cura? 4Se não tem compaixão do seu semelhante, como poderá pedir perdão dos seus pecados? 5Se ele, que é um mortal, guarda rancor, quem é que vai alcançar perdão para os seus pecados? 6Lembra-te do teu fim e deixa de odiar; 7pensa na destruição e na morte e persevera nos mandamentos. 8Pensa nos mandamentos e não guardes rancor ao teu próximo. 9Pensa na aliança do Altíssimo e não leves em conta a falta alheia! – Palavra do Senhor.



A leitura do livro do Eclesiástico nos traz uma mensagem profunda sobre o perdão, a compaixão e a importância de abandonar o rancor em nossos corações.


O texto nos alerta sobre a detestabilidade do rancor e da raiva. São sentimentos que, quando cultivados, podem corroer nossa alma e prejudicar nossos relacionamentos. Até mesmo o pecador reconhece a necessidade de controlá-los. No entanto, o Eclesiástico nos mostra que não apenas devemos controlar esses sentimentos, mas também devemos praticar o perdão.


A passagem enfatiza que, se buscamos vingança, encontraremos a vingança do Senhor, que nos chamará a prestar contas de nossos pecados. Em vez disso, somos incentivados a perdoar as injustiças cometidas por nossos próximos, pois assim encontraremos perdão quando orarmos a Deus.


A mensagem central é clara: a raiva e o rancor são obstáculos para a nossa comunhão com Deus. Como podemos esperar receber a misericórdia divina se não somos capazes de mostrar compaixão aos outros? Se guardamos rancor e ódio, como podemos pedir perdão pelos nossos próprios pecados?


É um lembrete poderoso de que todos somos mortais, e nossas vidas têm um fim inevitável. Portanto, devemos abandonar o ódio, perdoar nossos irmãos e viver de acordo com os mandamentos de Deus. É através do perdão e da compaixão que nos aproximamos da aliança do Altíssimo e encontramos a paz espiritual.


Que essa leitura nos inspire a refletir sobre nossas atitudes em relação aos outros, a buscar o perdão e a viver em harmonia com os ensinamentos divinos, lembrando sempre da importância de abandonar o rancor em nossos corações.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário