Início do livro de Esdras
"1. No primeiro ano de Ciro, rei da Pérsia, para que se cumprisse a palavra do Senhor pronunciada pela boca de Jeremias, o Senhor moveu o espírito de Ciro, rei da Pérsia, que mandou publicar por todo o seu reino, de viva voz e também por escrito, esta ordem:
2. 'Assim fala Ciro, rei da Pérsia: O Senhor, Deus dos céus, me deu todos os reinos da terra e encarregou-me de lhe construir uma casa em Jerusalém, que está em Judá.
3. Quem de entre vós pertence a todo o seu povo, vá e que o Senhor, seu Deus, esteja com ele. Suba a Jerusalém que está em Judá e que cada um construa a casa do Senhor, Deus de Israel, o Deus que está em Jerusalém.
4. E a todos os sobreviventes de qualquer lugar onde estiver residido, os povos do lugar devem fornecer prata e ouro, bens e animais, além das ofertas voluntárias para a casa de Deus, que está em Jerusalém'.
5. Então, se levantaram os chefes das famílias de Judá e de Benjamim, os sacerdotes e os levitas, todos cujo espírito Deus moveu, a fim de subirem a construir a casa do Senhor em Jerusalém.
6. Todos os vizinhos ajudaram-nos com toda espécie de utensílios de prata, ouro, bens e animais, além de numerosos donativos voluntários."
– Palavra do Senhor.
REFLEXÃO
A Primeira Leitura de Esdras 1,1-6 nos apresenta um momento de grande importância na história do povo de Israel. Nessa passagem, vemos como o plano divino se desdobra através da ação do rei Ciro da Pérsia, que é movido pelo Espírito de Deus a permitir que os exilados judeus retornem a Jerusalém e reconstruam o templo.
Essa leitura nos ensina algumas lições valiosas:
A soberania de Deus: Ciro, um rei pagão, age de acordo com a vontade de Deus. Isso nos lembra que Deus é soberano sobre todas as nações e utiliza até mesmo líderes secularmente poderosos para cumprir Seus propósitos.
A fidelidade de Deus às Suas promessas: O retorno a Jerusalém para reconstruir o templo era uma promessa que Deus havia feito através do profeta Jeremias. Essa passagem nos mostra que Deus cumpre Suas promessas, mesmo que isso leve algum tempo. Ele é fiel ao Seu povo.
A importância da generosidade: Os povos vizinhos contribuem com bens valiosos para a reconstrução do templo. Isso destaca como a generosidade e o apoio mútuo são fundamentais na realização dos planos de Deus. Quando nos unimos em prol de uma causa justa e divina, grandes coisas podem acontecer.
A resposta à inspiração divina: Vemos que os líderes e o povo de Judá responderam à chamada de Deus e ao movimento do Espírito. Eles não hesitaram em se envolver ativamente na reconstrução do templo. Isso nos lembra da importância de estarmos atentos às inspirações divinas em nossas vidas e de agir de acordo com elas.
Em nossa própria jornada espiritual, podemos encontrar momentos em que Deus nos chama a agir, a ser generosos e a cumprir Sua vontade. Essa leitura nos encoraja a responder com fé e determinação, confiando que Deus está sempre trabalhando para cumprir Seus propósitos através de nós, assim como fez com o povo de Israel em sua época.
Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
Leia também:
Nenhum comentário:
Postar um comentário