quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

1ª Leitura - 2Sm 7,1-5.8b-12.14a.16 - 24.12.2015

Leia também: LITURGIA DA PALVRA
ÚLTIMOS DIAS ANTES DO NATAL - 24 de dezembro Advento
Cor: Roxo

O teu reino será estável para sempre diante de mim, diz o Senhor.

Leitura do Segundo Livro de Samuel 7,1-5.8b-12.14a.16

1Tendo-se o rei Davi instalado já em sua casa
e tendo-lhe o Senhor dado a paz,
livrando-o de todos os seus inimigos,
2ele disse ao profeta Natã:
'Vê: eu resido num palácio de cedro,
e a arca de Deus está alojada numa tenda!'
3Natã respondeu ao rei:
'Vai e faze tudo o que diz o teu coração,
pois o Senhor está contigo'.
4Mas, naquela mesma noite,
a palavra do Senhor foi dirigida a Natã nestes termos:
5'Vai dizer ao meu servo Davi:
'Assim fala o Senhor:
Porventura és tu que me construirás uma casa
para eu habitar?
8bFui eu que te tirei do pastoreio, do meio das
ovelhas, para que fosses o chefe do meu povo, Israel.
9Estive contigo em toda a parte por onde andaste,
e exterminei diante de ti todos os teus inimigos,
fazendo o teu nome tão célebre
como o dos homens mais famosos da terra.
10Vou preparar um lugar para o meu povo, Israel:
eu o implantarei, de modo que possa morar lá
sem jamais ser inquietado.
Os homens violentos não tornarão a oprimi-lo
como outrora,
11no tempo em que eu estabelecia juízes
sobre o meu povo, Israel.
Concedo-te uma vida tranqüila,
livrando-te de todos os teus inimigos.
E o Senhor te anuncia que te fará uma casa.
12Quando chegar o fim dos teus dias
e repousares com teus pais,
então, suscitarei, depois de ti, um filho teu,
e confirmarei a sua realeza.
14aEu serei para ele um pai
e ele será para mim um filho.
16Tua casa e teu reino
serão estáveis para sempre diante de mim,
e teu trono será firme para sempre'.
Palavra do Senhor.
Fonte CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário