domingo, 27 de julho de 2014

1ª Leitura - Jr 13,1-11 - 28.07.2014

Verde. 2ª-feira da 17ª Semana Tempo Comum

Este povo será como este cinto
que não serve mais para nada.

Leitura do Livro do Profeta Jeremias 13,1-11

1Isto disse-me o Senhor:
'Vai comprar um cinto de linho
e põe-no em torno da cintura,
mas não o deixes molhar na água'.
2Comprei o cinto, conforme a ordem do Senhor,
e coloquei-o à cintura.
3E a palavra do Senhor dirigiu-se a mim pela segunda vez,
dizendo:
4'Toma o cinto que compraste e tens à cintura,
levanta-te e vai ao Eufrates,
esconde-o lá na fenda de uma pedra.'
5Fui e o escondi perto do Eufrates,
conforme mandara o Senhor.
6Ora, ao cabo de muitos dias, disse-me o Senhor:
'Levanta-te, vai ao Eufrates,
e retira de lá o cinto que te mandei esconder'.
7Fui ao Eufrates, cavei
e retirei o cinto do lugar, onde o tinha escondido;
mas eis que o cinto tinha apodrecido tanto
que não servia mais para nada.
8E a palavra do Senhor dirigiu-se a mim, dizendo:
9'Isto diz o Senhor:
Assim farei apodrecer
a grande soberba de Judá e de Jerusalém;
10este povo perverso,
que se recusa a ouvir minhas palavras,
convive com a maldade no coração,
e vai atrás de deuses estrangeiros,
prestando-lhes culto e prostrando-se diante deles,
será como este cinto
que não serve mais para nada.
11Pois assim como o cinto se une à cintura do homem,
assim quis eu que toda a casa de Israel
e toda a casa de Judá se unissem a mim, diz o Senhor,
para ser meu povo, honra do meu nome, louvor e glória.
Mas não ouviram.'
Palavra do Senhor.
Fonte CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário