segunda-feira, 8 de janeiro de 2024

Primeira Leitura: 1 Samuel 3,1-10.19-20 - 10.01.2024


1 Samuel 3,1-10.19-20 (Bíblia de Jerusalém)

Leitura do primeiro livro de Samuel – Naqueles dias,1 O jovem Samuel servia ao Senhor, sob a orientação de Eli. Naquele tempo, a palavra do Senhor era rara, e as visões não eram frequentes.

2 Aconteceu que, um dia, Eli estava deitado no seu quarto. Seus olhos começavam a enfraquecer, e já não podia enxergar.

3 Samuel tinha deitado no templo do Senhor, onde estava a arca de Deus.

4 Então o Senhor chamou Samuel, e este respondeu: "Estou aqui".

5 E correu para junto de Eli, dizendo: "Estou aqui, pois tu me chamaste". Eli respondeu: "Eu não te chamei; volta a deitar-te". E ele foi deitar-se.

6 O Senhor chamou de novo Samuel. Este levantou-se, foi ter com Eli e disse: "Estou aqui, pois tu me chamaste". Eli respondeu: "Eu não te chamei, meu filho; volta a deitar-te".

7 Samuel ainda não conhecia o Senhor, e a palavra do Senhor não lhe fora ainda revelada.

8 O Senhor chamou Samuel pela terceira vez. Samuel levantou-se, foi ter com Eli e disse: "Estou aqui, pois tu me chamaste". Então Eli compreendeu que era o Senhor que chamava o jovem.

9 Por isso, Eli disse a Samuel: "Vai deitar-te, e se alguém te chamar, responderás: 'Senhor, fala, que o teu servo escuta'". E Samuel foi deitar-se no seu lugar.

10 O Senhor veio, pôs-se junto dele e chamou-o como das outras vezes: "Samuel, Samuel!" E Samuel respondeu: "Senhor, fala, que o teu servo escuta".

19 Samuel cresceu, e o Senhor estava com ele. E tudo o que ele dizia não caía por terra.

20 Geralmente, todo o Israel, desde Dã até Bersabeia, reconhecia que Samuel era um profeta do Senhor.

- Palavra do Senhor.


Reflexão:


A narrativa de Samuel sendo chamado por Deus revela a importância da disponibilidade e da resposta obediente à voz divina. No início, Samuel não reconhece a voz do Senhor, mas com a orientação de Eli, aprende a responder com humildade e abertura: "Fala, que o teu servo escuta". Esta atitude revela a disposição de Samuel para se submeter à vontade de Deus.

A experiência de Samuel também destaca a importância de ter mentores espirituais, representados por Eli. A orientação do sacerdote ajuda Samuel a discernir a voz divina e a entender o chamado que recebe. A relação entre mestre e discípulo ilustra a importância da comunidade e da transmissão da fé de geração em geração.

O crescimento de Samuel é marcado pela presença constante do Senhor em sua vida. Sua fidelidade em ouvir e obedecer à voz divina o estabelece como um profeta reconhecido em todo Israel. A história de Samuel nos convida a refletir sobre a importância da prontidão para escutar a voz de Deus, da orientação espiritual e da fidelidade em seguir a vontade divina, elementos fundamentais para o desenvolvimento da nossa jornada de fé. Que, assim como Samuel, possamos dizer: "Fala, Senhor, que teu servo escuta".

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário