quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

Primeira Leitura: 1 Samuel 24,3-21 - 19.01.2024


1 Samuel 24,3-21 (Bíblia de Jerusalém):

Leitura do primeiro livro de Samuel – Naqueles dias, 3 Chegou junto dos currais de ovelhas que havia na estrada e encontrou ali uma caverna. Entrou e sentou-se; seus servos estavam com ele. 

4 Disse-lhe Davi: "Hoje é o dia em que o Senhor te entregou nas minhas mãos. Ficarei de guarda à entrada da caverna. 

5 Meu coração me impede de te matar. Mas, olha, meu pai, olha a aba do teu manto na minha mão. Ora, não te matei quando podia, e isso prova que não tenho má intenção nem pecado algum contra ti. Não faças mal sem motivo, a meu respeito. 

6 O Senhor é juiz entre mim e ti. Ele seja árbitro e defenda a minha causa, fazendo-me justiça, mas eu não levantarei a mão contra ti. 

7 A mão dos reis de Israel nada pode contra ti? Tu me caçaste como quem caça uma perdiz nas montanhas".

8 Saul respondeu: "É verdade, meu filho Davi. Estás mais correto do que eu, pois me pagaste com bem, enquanto eu te paguei com mal. 

9 Mostraste hoje que és meu benfeitor, pois, encontrando-me nas tuas mãos, não me mataste. 

10 Se alguém te encontrar e não te matar, o Senhor o recompensará por ter sido bom comigo, 

11 pois hoje o que eu fiz foi absolutamente insensato. — O Senhor te entregou hoje nas minhas mãos e eu não quis te matar. 

12 Compreende e vê que eu não estou cometendo mal nem pecado contra ti, e que não tenho nenhum motivo para te matar. 

13 O Senhor seja juiz e decida entre mim e ti; que ele defenda a minha causa e me faça justiça, mas que tua mão não se estenda contra mim. 

14 Assim como diz o provérbio antigo: ‘Dos ímpios vem a ímpia maldade’, minha mão não se estenderá contra ti. 

15 A quem saíste a perseguir, ó rei de Israel? A quem persegues? A um cão morto, a uma pulga? 

16 O Senhor seja juiz e decida entre mim e ti. Que ele veja e defenda minha causa e me faça justiça".

17 Quando Davi acabou de falar, Saul disse: "É esta a tua voz, meu filho Davi?" E Saul chorou em alta voz. 

18 Depois disse a Davi: "És mais justo do que eu, pois me retribuíste com o bem, enquanto eu te pagava com o mal. 

19 Hoje mostraste que és bom para comigo, pois o Senhor me entregou nas tuas mãos e tu não me mataste. 

20 Se alguém encontra o seu inimigo, porventura o deixa partir sem fazer-lhe mal? Que o Senhor te recompense bem pelo que hoje me fizeste.

 21 Agora, compreendi que serás rei e que o reino de Israel permanecerá firme em tua mão". 

- Palavra do Senhor.


Reflexão:


Nesta leitura, testemunhamos o encontro tenso entre Davi e Saul em uma caverna. Davi, em um ato de coragem e misericórdia, poupa a vida de Saul, mesmo quando tem a oportunidade de vingar-se. A resposta de Davi revela um coração moldado pela justiça e pela confiança na providência divina.

O episódio nos convida a refletir sobre a difícil arte do perdão e da generosidade. Davi, embora injustiçado por Saul, recusa-se a ceder à tentação da vingança. Ele confia sua causa ao Senhor, reconhecendo que a verdadeira justiça é divina e não movida por impulsos humanos.

A reação de Saul, surpreendido pela benevolência de Davi, destaca a transformação que a bondade pode operar nos corações mais endurecidos. Saul, ao chorar e reconhecer a justiça de Davi, experimenta a semente da redenção.

Assim, somos desafiados a examinar nossas próprias vidas. Estamos dispostos a perdoar quando a vingança parece mais fácil? Podemos confiar na justiça divina, mesmo quando a injustiça prevalece temporariamente? A história de Davi e Saul nos lembra que a misericórdia é um poder transformador capaz de abrir caminhos para a reconciliação e para a restauração das relações.

Que, ao meditarmos sobre esta leitura, encontremos inspiração para trilhar o caminho do perdão e da misericórdia, confiando na justiça de Deus. Que nossas ações reflitam a graça que recebemos e nos tornemos agentes de transformação em um mundo muitas vezes carente de compaixão. Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário